Vendas e marketing são dois setores que juntos podem apresentar grandes resultados para as empresas, mas nem sempre acontece esse alinhamento, causando atritos.

Apesar de terem suas diferenças, ambos são fundamentais para o sucesso das organizações, trabalhando os clientes, estudando possibilidades, usando de ferramentas e estratégias para conseguir maiores lucros e oportunidades.

Por falar nisso, um dos principais motivos que causam problemas nas empresas quando se fala nesses dois setores é a dificuldade em diferenciá-los.

O Marketing pode ser considerado como o processo de gerenciamento, que tem como principais atribuições identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente, consequentemente gerando valor aos públicos.

Desse modo, o foco desse setor não é vender diretamente, mas apresentar a empresa da melhor forma e entender o público-alvo e mercado.

Já Vendas, por sua vez, é a área cujo foco é trabalhar diretamente com os clientes e entrar em contato com eles, com a intenção de gerar resultados comerciais.

Mesmo não sendo iguais, são complementares. E é sobre isso que iremos falar hoje. Entenda qual a relação entre vendas e marketing e como alinhá-los para ter sucesso na organização.

Qual é a relação entre vendas e marketing?

Apesar de nem todas as marcas terem esses setores alinhados entre si, eles são complementares e é importante estarem conectados, para que o funil de marketing e o de vendas possam ocorrer perfeitamente, começando em um setor e finalizando em outro.

O marketing pode ser considerado o início de todo o processo, onde será estudado o público-alvo, tendências, formas de atrair, encantar e reter essas pessoas, assim como criar campanhas digitais e offline, para apresentar a empresa da melhor forma.

Além disso, com suas ferramentas inovadoras, permite captar leads, que são pessoas com algum tipo de interesse na organização ou em suas soluções. Geralmente, nome, telefone e e-mail já são suficientes para que a venda possa ocorrer futuramente.

E onde entra a equipe de vendas? Justamente quando o marketing capta leads. Os vendedores irão completar esse ciclo, trazendo informações mais diretas, contatos mais incisivos e caminhos para fechar negócios mais rápido, como descontos ou vantagens.

Qual o problema de ambas estarem separadas?

Perceba que como são interligadas por natureza, quando vendas e marketing ficam separados pode acontecer alguns problemas que podem causar falhas na comunicação com clientes e até mesmo ocasionar a perda fechamentos.

Entre as principais desvantagens dessa desconexão, pode-se citar leads qualificados que não convertem por falta de serem trabalhados, ações de marketing que não atendem a necessidade das equipes e até mesmo discussões entre elas.

Outros problemas que também podem ser percebidos é a falta de aproveitamento das ferramentas de CRM e análise de dados, deixando insights muito ricos de lado, que poderiam ser essenciais para alavancar as vendas da empresa.

Por fim, e não menos importante, quando ambos os setores não possuem conexão, podem acontecer ações que não apresentam resultados ou que ficam faltando alguma parte para terem total sucesso.

Como melhorar o alinhamento entre elas?

Após entender a importância de manter vendas e marketing interligados, é hora de entender como fazer com que esses setores tão importantes se conectem, para juntos apresentarem resultados melhores:

Definir SLA: O Service Level Agreement (SLA) é como um passo a passo que define estratégias de cada etapa e padroniza cada ponto de contato.

Um grande exemplo é sobre a definição de dados que devem ser captados em todos os leads, como nome, telefone e e-mail.

Reuniões periódicas: essas reuniões são importantes para entender as necessidades de cada setor e o que um pode fazer pelo outro.

Alinhamento de métricas e análise de dados: entender quais serão as métricas analisadas e de que forma serão captadas e acompanhadas é fundamental.
Interessante como as vendas e marketing podem fazer toda a diferença juntos, não é mesmo? Continue por aqui e complemente a leitura com cinco dicas de marketing para e-commerce para aumentar as vendas.