A palavra clickbait, quando traduzida, significa: isca de clique.
Essa prática nada mais é do que uma maneira de captura utilizada especialmente nas pescas, quando se apresenta para os peixes um saboroso e atraente alimento que se transforma em um afiado anzol, tudo isso quando o ingênuo bichinho imaginava ter conquistado o seu lanche.
Portanto, essa expressão também é conhecida no Brasil como um caça clique, ou seja, uma ação onde se apresenta uma chamada que, na maioria das vezes, não condiz com o conteúdo que está sendo oferecido.
Essa estratégia tem por objetivo chamar a atenção do público que está navegando na internet realizando pesquisa.
De acordo com um estudo realizado pela PwC, 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes de tomarem a sua decisão final de compra, daí então os motivos que levam muitas empresas a “apelarem” na busca desses clientes.
Para conhecer mais sobre o tentador mundo do clickbait, continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
O que é considerado clickbait?
Clickbait é uma estratégia de marketing que utiliza chamadas e títulos sensacionalistas que aumentam a visualização dos conteúdos.
Na prática, são aqueles posts, vídeos e todo o tipo de material que são apresentados prometendo milagres ou trazendo alguma informação impressionante, mas, após o acesso, o conteúdo desmente a chamada da publicação.
Esse é o típico exemplo para vender algum produto ou serviço, podendo partir de uma chamada como:
“Como emagrecer 20 quilos em 5 dias?”.
Precisamos reconhecer que um emagrecimento desse porte e nessa velocidade só será possível se alguém estiver muito doente e sem alimentação.
Pior que isso, é que quando se abre o conteúdo, o discurso se modifica, surgindo, por exemplo, uma mudança drástica a respeito do assunto, apresentando a solução que se deseja vender e dizendo que a promessa é passível de realização, no entanto, o ideal é adotar um processo gradativo para que o resultado seja efetivo.
Com bastante clareza, nesse caso o usuário está literalmente sendo enganado.
Por que esses conteúdos são tão magnéticos?
As promessas a respeito de resultados que podem ser conquistados sem esforço ou de uma maneira miraculosa chamam a atenção, uma vez que é próprio do ser humano buscar por soluções excepcionais com o menor esforço possível.
Como existe uma tendência natural na busca por facilidades e resultados mágicos, grande parte das pessoas se tornam alvos fáceis para o clickbait.
Entretanto, a prática serve apenas para atender ao propósito de quem publica, existindo só o desejo de melhorar o número de visualizações e promover o nome da marca.
Mais grave ainda são os casos onde o objetivo é conquistar vendas, apresentando informações falsas ou soluções que não funcionam, quando, em algumas situações, coloca-se em risco a saúde ou segurança das pessoas.
O uso da técnica do clickbait, poderá causar em algum momento problemas para a sua empresa, como, por exemplo:
- ser reconhecida como produtora de fake news,
- perder a credibilidade junto aos consumidores,
- perda de mercado,
- problemas com a Justiça.
Aprenda a usar a estratégia por trás do clickbait
É importante observar que o objetivo que se pretende alcançar com essa estratégia é bastante interessante, no entanto, o formato pelo qual se estabelece o clickbait é um problema que, mais cedo ou tarde, ocasionará transtornos para o seu negócio.
No entanto, inspirado por essa estratégia, é perfeitamente possível utilizá-la de forma ética e consciente.
Utilizar títulos instigantes e que chamem a atenção é uma excelente ideia, porém, é fundamental que o conteúdo entregue exatamente aquilo que está sendo prometido em sua chamada.
Para isso, é preciso contar com quem entende do assunto e possa colaborar de maneira efetiva no planejamento e na estruturação de todos os detalhes dessa estratégia.
Aproveitando o assunto, convidamos você a ler também o nosso post que aborda o marketing de atração: saiba como ele funciona e os benefícios!