4,66 bilhões: essa é a quantidade de pessoas que utilizam a internet ao redor do planeta. Esse e outros dados aumentam a visibilidade e a necessidade de estratégia para presença nos canais digitais. Mapear a jornada de compra do cliente é fundamental e o funil de marketing é parte dessa estratégia.

Estar presente na internet atualmente é uma necessidade para empresas de todos os tamanhos e nichos, mas é preciso fazer isso de forma sólida, objetiva e com planos bem delimitados para não perder recursos e tempo.

Por isso, conhecer mais sobre o marketing digital e seus recursos é importante para começar a investir na divulgação de qualidade nos ambientes digitais. Hoje, iremos falar sobre o que é e como funciona o funil de marketing. Continue a leitura!

O que é o funil de marketing?

Considerado uma poderosa estratégia, a lógica do funil de marketing consegue transformar meros desconhecidos em clientes fiéis de sua marca por meio da produção de conteúdo estratégico.

No entanto, como o nome indica, ele capta uma grande quantidade de pessoas e vai refinando, até que as que se identificam realmente com a empresa sejam convertidas para realizar as ações desejadas, como adquirir um produto ou serviço.

O funil de marketing nada mais é do que a representação gráfica da jornada de compra, que deve ser mapeada de forma inteligente e de acordo com o perfil de sua empresa.

Quais são as etapas do funil de marketing?

O funil de marketing mais elementar é dividido em três etapas:

Topo

O topo do funil é o primeiro estágio e ganha esse nome, pois é onde a maior parte de pessoas são atraídas. 

A intenção dessa fase é trazer tráfego para o seu site, blog ou redes sociais e converter esses visitantes em leads.

Para atrair visitantes, é preciso ter uma produção de conteúdo focada em SEO e na jornada do seu cliente, bem como se relacionar com ele através de e-mail marketing, redes sociais e outros pontos de contato.

Depois disso, é preciso trabalhar na nutrição desses leads para que eles continuem interessados na sua marca e nos seus conteúdos e possam virar clientes futuramente. 

Nessa etapa você precisa ter calma e não falar diretamente sobre seus serviços e a empresa.

Você deve falar sobre o seu setor de atuação, as principais dores que ele traz e tirar dúvidas rotineiras de quem tem potencial de compra para a sua empresa.

Já para a conversão para a fase seguinte, vale focar na produção e oferta de materiais ricos, como e-books, planilhas e outros conteúdos relevantes.

Meio

É nessa fase onde você deve qualificar os leads, ou seja, separar aqueles que são oportunidades de negócios.

Para isso, você deve ter mais dados que podem ser coletados por meio da oferta de outros materiais ricos.

Nessa etapa você já pode, discretamente, mostrar as qualidades, diferenciais e soluções de seu negócio, para que esses clientes em potencial possam entender o que realmente sua empresa oferece e o porquê é interessante para eles.

No meio do funil de marketing, os leads já estão mais próximos de uma relação comercial e possuem uma interação mais estreita com sua organização.

Fundo

Aqui é a hora do time comercial entrar em ação e falar com as oportunidades geradas na fase anterior, ou seja, os leads que já conhecem sua empresa, as soluções que possui e acreditam que ela atende às suas necessidades.

No fundo do funil de marketing, os leads têm potencial para virar clientes, por isso, é essencial saber que eles já têm conhecimento sobre quais são exatamente os problemas, o que precisam para resolvê-los e o que sua empresa pode fazer para isso.

É o início do funil de vendas, em que será tomada a decisão de compra.

Trace uma estratégia completa

Para que todas as etapas de seu funil de marketing funcionem corretamente, é preciso trabalhar com uma estratégia completa, aliando produção de conteúdos de forma a atender a necessidade dos leads em cada etapa, adequando tom de voz, tipo de texto e informações ofertadas.

Atente-se sobre o tipo de mensagem que você quer passar e o que pretende causar com cada conteúdo. 

Dessa forma, o seu funil irá fluir de forma mais rápida e eficiente, de modo a ter uma taxa de conversão acima da média.

Para saber mais sobre como fazer isso e adequar essa estratégia para o perfil de sua organização, entre em contato com a Macondo.