Se você é ou deseja empreender, certamente já ouviu falar e cogitou vender online. Ultimamente esse assunto está ainda mais em evidência, devido ao momento que temos passado, que acelera ou obriga a transformação digital das empresas.

Apesar de haver divergências de conceito, vamos tratar aqui sobre e-commerce, loja online ou loja virtual como a mesma coisa: uma plataforma de comércio eletrônico, que realiza venda de qualquer tipo de produto, serviço ou informação utilizando a internet.

É importante frisar que um e-commerce não necessariamente envolve a venda online. Caso o processo de compra não exista pelo site, você terá um catálogo virtual, em que o preço poderá ou não estar exposto. Ou você pode ter um formato de loja em que o processo de finalização do pedido dispare uma solicitação de compra ou solicitação de orçamento, via email ou whatsapp.

A pandemia e a crescente de lojas online

Vender online é um conceito que vem crescendo muito nos últimos tempos. Atualmente, estamos vivendo em um momento de pandemia mundial, com a covid-19, e sabemos que os negócios precisam se reinventar nesse cenário. O e-commerce está em ascensão justamente porque nesse modelo é possível que os consumidores façam suas compras pela internet. Portanto, sem barreiras de tempo ou distância, que foram limitados pelo estado de isolamento social.

Mas como saber se é o canal adequado pra mim?

O e-commerce é um canal que tanto pode gerar oportunidades de vendas para os clientes já existentes como explora o alcance de um novo público, pela visibilidade e diminuição de barreiras do online. Além disso, é considerado uma grande ferramenta de marketing para o impulsionamento das marcas e dos produtos oferecidos.

Quais são as vantagens de vender online?

Investir em canais de vendas online oferecem diversas particularidades que podem favorecer o crescimento do seu negócio, como por exemplo:

  • Canal de vendas versátil e personalizado;
  • Novas oportunidades de negócios;
  • Automatização de vendas;
  • Redução de custo operacional;
  • Rapidez e facilidade para o acesso aos produtos;
  • Ausência barreiras de localização e tempo.

O que levar em consideração ao escolher o formato do e-commerce?

Existem vários requisitos para levar em conta para começar a vender online. O primeiro passo, principalmente pra quem já possui loja física, é compreender que não é a mesma coisa que ter uma loja em algum local.

Uma boa analogia é pensar que se você fosse abrir uma loja em um uma região que não passassem carros ou pedestres, uma área inabitada, sua loja não contaria com o fluxo natural de pessoas em sua porta. Assim é a internet. Se você não usar outras ferramentas para dar visibilidade à sua página, o fluxo tende a não existir ou se aproximar de zero. Por isso é importante colocar na cabeça que é preciso gerar fluxo para que sua loja virtual tenha efetividade.

Dito isso, uma questão fundamental para sua loja online diz respeito à plataforma a ser utilizada. É ela que será a base para a execução do projeto. Você pode optar em ter sua própria loja ou vender em sites de terceiros, os chamados marketplaces, como o Mercado Livre, Magazine Luiza, etc. Ao se optar em uma loja própria, existem discussões acaloradas sobre plataformas open source versus proprietárias, que podem ser vendidas de várias formas.

Nossa recomendação é que, se você está começando sua jornada, foque no seu core business e opte pela plataforma que te ofereça mais funcionalidades, com segurança, em detrimento da necessidade de investir em programação.

Para um projeto em fase inicial, temos usado bastante a Loja Integrada como resposta para as necessidades dos nossos clientes. A Loja Integrada é muito intuitiva e fácil de usar. Começa com planos gratuitos, mas permite upgrades à medida que o seu negócio vai adquirindo mais consistência, sem que você tenha que se preocupar com questões que fogem ao objetivo do negócio: vender pela internet.

Com quem mais devo me preocupar ao vender online?

Existem outros requisitos a serem levados em conta nessa análise, mas partindo da premissa que a plataforma escolhida tenha todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento da sua estratégia, vamos destacar alguns outros itens relevantes.

É importante que o e-commerce tenha um layout exclusivo, bem direcionado para o seu público. O planejamento do layout proporciona uma melhor experiência e, como consequência, mais vendas.

Mas não só isso, seu site precisa ser mobile first, responsivo para os dispositivos móveis. Atualmente mais 50% das pesquisas no Google são feitas a partir desses dispositivos. Nós já fizemos um post falando sobre a importância do mobile, vale a lida.

Outro ponto que se deve levar em consideração é o SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de técnicas que ajuda a melhorar o posicionamento de uma página nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, por exemplo o Google.

É importante que o desenvolvimento do seu e-commerce esteja pautado pelas melhores práticas e técnicas de SEO, já que a maioria das atividades na internet começam por uma pesquisa.

Informações seguras e uma experiência confiável.

Por último, garantir segurança e proteção do seu usuário é uma prioridade nas plataformas de e-commerce. As vendas online estão em ascensão e é muito importante para o sucesso do seu e-commerce manter a segurança dos seus clientes. Então, escolher uma plataforma adequada e uma empresa confiável para executar esse serviço também faz parte da segurança do seu consumidor.

E então, está preparado começar a utilizar uma plataforma de e-commerce? Caso a resposta seja sim, fale com a gente e venha conhecer um pouco mais esse canal que pode proporcionar um crescimento significativo para o seu negócio.

 

As pessoas também perguntam

O que é e-commerce?

Uma plataforma de comércio eletrônico, que realiza venda de qualquer tipo de produto, serviço ou informação utilizando a internet.

Quais são as vantagens do e-commerce?

Portal de vendas versátil e personalizado; Novas oportunidades de negócios; Automatização de vendas; Redução de custo operacional; Rapidez e facilidade para o acesso aos produtos; Não existem barreiras de localização e tempo.

A plataforma de e-commerce é segura?

Sim! Garantir segurança e proteção do seu usuário é uma prioridade nas plataformas de e-commerce. A escolha da empresa também faz a diferença na segurança do seu cliente final.