O marketing para e-commerce, assim como o comércio virtual em si, é gigante e possui diversas oportunidades e maneiras de obter engajamento, vendas, visibilidade e maior reputação.

No entanto, como você pode imaginar, a concorrência é grande, as ferramentas são variadas e as formas de produzir conteúdo e publicidade são diversas.

É aí que entram as dicas para fazer o melhor marketing para e-commerce e assim conseguir o que se quer na internet, um universo que abriga mais de 4,66 bilhões de usuários ao redor do planeta.

Continue a leitura desse artigo e entenda como ter mais sucesso com o seu comércio eletrônico.

Quais são as melhores estratégias de marketing para e-commerce?

Com aumento de 73,88% só em 2020, esse setor cresceu exponencialmente, tanto por conta da pandemia e o consumo através do meio digital, como pelas facilidades que a internet e ferramentas de alta tecnologia permitem.

Dessa forma, é natural que haja o surgimento de novas lojas online e, com isso, a concorrência e necessidade de marcar presença para o público-alvo. A partir disso, a procura por métodos de obter relevância começou a crescer. 

Veja a seguir as nossas cinco dicas de marketing para e-commerce.

Entenda o seu público-alvo

Quando o assunto é internet, é essencial saber com quem se está falando e como se comunicar da melhor forma. Uma grande solução para essa necessidade é o uso da tecnologia e ferramentas de mensuração.

Entender seu público-alvo vai muito além de analisar quais produtos vendem mais, significa compreender as necessidades dessas pessoas, suas preferências, contexto social, hobbies e objetivos.

Com efeito, conhecer melhor o seu público ajuda a aprimorar ações como campanhas publicitárias, oferta de conteúdo, engajamento nas redes, promoções, entre outras estratégias.

Busque diferenciais

Como dissemos anteriormente, a concorrência é muito grande, sendo necessário se destacar entre centenas de outras lojas que vendem produtos semelhantes aos seus para poder vender mais.

Exemplos de diferenciais são oferecer frete de graça, ou que seja rápido e facilmente acompanhado, produtos exclusivos, descontos e também outras soluções que não são apenas relacionadas à vendas, como a comunicação assertiva e canais de comunicação rápidos.

Faça parcerias 

Parcerias são bem-vindas, principalmente com influencers digitais de determinado nicho, que possuem uma boa base de seguidores com o perfil ideal para seu e-commerce.

Geralmente, em troca de produtos da sua loja ou um cachê, eles podem divulgar seus produtos em stories e no feed das redes sociais, de modo que sua loja ganhará visibilidade, novos seguidores e compras.

Além disso, ao ser citado por uma pessoa influenciadora na internet, o aspecto da credibilidade também é elevado.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais estão presentes no mundo todo e são ótimos ambientes para criar relacionamentos mais próximos com os clientes, aumentar as vendas, entre outros benefícios.

A dica é criar conteúdos variados e não apenas pautados no comercial, como os posts patrocinados. Aproveite para usar diferentes formas de postagens, como vídeos curtos, gifs, stories e carrosséis.

Sobre a questão do conteúdo, mostre também o cotidiano da empresa, dê dicas sobre uso de produtos e informações relevantes sobre compra, trocas e o que achar necessário.

Invista em um blog

Por falar em conteúdo, investir em um blog com SEO e alimentá-lo frequentemente é interessante para aumentar as visitas orgânicas, ou seja, aquelas em que as pessoas encontraram sua organização naturalmente, sem nenhum tipo de publicidade paga.

Outro benefício dessa página virtual é de a sua empresa ser considerada referência no assunto por estar entre os primeiros resultados e ensinar sobre determinado tema ou ter total conhecimento sobre ele.

Por fim, e não menos importante, o blog pode servir como canal de entrada para sua loja de maneira qualificada.

De fato, quando o assunto é marketing para e-commerce, há diversos desafios, mas também um mar de oportunidades.
Lidar com todas essas informações e ferramentas pode ser confuso. Aproveite para falar conosco e conhecer mais sobre o nosso trabalho, que envolve também o planejamento de marketing para lojas online.