O marketing de comunidade é uma tendência que se fortalece em função do comportamento atual dos consumidores.

As pessoas não desejam mais apenas consumir produtos e contratar serviços. O público atual está em busca, também de conexões.

Tanto o ambiente digital quanto o mundo offline podem proporcionar boas oportunidades de interação entre pessoas que possuem interesses semelhantes e esse ponto em comum pode ser justamente a relação com uma marca.

Para saber mais sobre como funciona o marketing de comunidade, quais são suas vantagens e quais os primeiros passos para colocá-lo em prática, continue lendo este conteúdo!

Entenda a importância do marketing de comunidade 

Quando falamos em comunidade, estamos nos referindo a um grupo de pessoas que se une a partir de um interesse, preferência ou opinião em comum (como acontecia nos tempos longínquos do Orkut, por exemplo).

Assim, aplicar esse conceito às estratégias de marketing significa explorar os atributos de uma marca, sua identidade e posicionamento para fazer com que o seu público crie laços entre si e também com a própria empresa.

Um exemplo bastante claro disso é a Apple, que não tem apenas consumidores, mas defensores ferrenhos da qualidade dos seus produtos.

Outro exemplo é o Nubank, que reuniu muitas pessoas ao assumir uma postura contra a burocracia dos bancos tradicionais.

A ideia central do marketing de comunidade é a criação desse sentimento coletivo, compartilhado pelo público da marca, que ajuda a fortalecer laços e fidelizar clientes com muita eficiência.

Isso se dá em espaços de interação que podem ser bem variados, indo desde ocasiões offline, como eventos, até o ambiente digital, nas redes sociais.

Por que dedicar tempo a esta estratégia?

Criar uma comunidade em torno de uma marca significa não apenas atrair mais consumidores e encantá-los com as suas soluções, mas fazer com que eles também se sintam parte da empresa, criando um relacionamento mais forte e proveitoso.

Dessa forma, o público passa a trabalhar ativamente para o crescimento e o avanço da organização, contribuindo com a atração de novos clientes, a partir da criação de um espaço de interação.

Isso parte da ideia de que a marca oferece soluções significativas ao seu público e compartilha com eles opiniões, valores e interesses. Assim, o marketing de comunidade faz com que os consumidores queiram oferecer algo em retorno, como o seu apoio e a atração de outras pessoas para o grupo.

Os impactos são muitos, já que, além de trazer mais clientes para a empresa, a comunidade também é um espaço que auxilia na tarefa de educá-los em relação às suas soluções.

Cabe ressaltar que esse engajamento tem efeitos positivos em diversos aspectos, desde a diminuição do custo de aquisição por cliente até o aumento das vendas.

Descubra como dar os primeiros passos no marketing de comunidade

Para começar a colocar em prática o marketing de comunidade, uma primeira ação indispensável é a captação de membros, ou seja, aqueles clientes que se destacam entre o seu público, mostrando-se mais engajados.

Em seguida, é hora da capacitação, que deve oferecer conteúdos sobre o setor da marca e suas soluções. Essa é uma forma de aprofundar o conhecimento desses consumidores e torná-los mais aptos a influenciarem outras pessoas.

Por fim, se as duas primeiras etapas forem bem-sucedidas, acontecerá a conversão, que consiste no momento em que a comunidade passa a gerar resultados, como a chegada de novos clientes.

Agora, para se inspirar e colocar tudo isso em prática, continue por aqui e confira nosso conteúdo sobre processo criativo e o segredo das ideias inovadoras!