Mídias tradicionais x mídias digitais, qual vence nesse embate? Essa é uma das dúvidas mais comuns de gestores que querem saber em qual dos dois universos investir.
Ao passo que a mídia offline está presente há dezenas de anos, apresentando bons resultados, novas mídias surgiram para agregar ainda mais na presença das empresas nos mais variados canais, trazendo clientes, vendas, visibilidade e metas batidas.
No entanto, existem muitas dúvidas sobre qual tipo de mídia investir, já que são dois universos diferentes, onde cada um possui seus indicadores, formas de abordar as pessoas e maneiras de atingir os objetivos traçados.
Para ajudar você a tomar as melhores decisões, fizemos esse artigo sobre a escolha entre esses dois diferentes tipos de mídias, além dos benefícios de cada uma.
Entre mídias tradicionais x mídias digitais, qual escolher?
Desde que surgiram as mídias digitais, também conhecidas como novas mídias, existe esse embate, que perdura até hoje e separa muitos especialistas, que tendem a escolher um lado, dependendo do caso.
Entenda um pouco mais sobre cada um desses universos e depois veja qual deles é a melhor escolha.
Mídia tradicional
As mídias tradicionais são aquelas que não utilizam a internet para serem difundidas. Tendem a ter uma segmentação bem menos específica, já que seu trabalho é aparecer em grandes canais, com o foco em alcançar o maior número de pessoas.
A mídia tradicional é marcada por cinco categorias, sendo o impresso (jornais e revistas), transmissão (rádio e tv), mala direta (catálogos), telefone e out of home (outdoors, pontos de ônibus, busdoors, etc).
Diferente da digital, não permite interação direta, estabelecendo-se como uma maneira unilateral de divulgação, atingindo até mesmo milhões de pessoas de um país, como no caso de anúncios de TV, em horário nobre.
Como outra diferença, possui os valores de investimento mais altos para serem viabilizadas.
Mídia digital
Mídias digitais são todas aquelas que utilizam a internet ou meios digitais para funcionar, como computadores, celulares e tablets.
Diferente do offline, com essa opção você pode segmentar estrategicamente as pessoas, seja por localidade, idade, gênero, preferências e até mesmo determinadas atividades, como pesquisa de termos ou visita a determinados sites.
Esse tipo de mídia também está separada em cinco categorias, sendo elas o SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, pay-per-click e e-mail marketing.
Esse tipo de mídia surgiu há menos de 30 anos, criando o famoso embate entre mídias tradicionais x mídias digitais, cada dia mais presente e que divide opiniões de dezenas de especialistas ao redor do país.
Pode ser considerada mais barata, já que não existe um mínimo de verba a ser colocada em determinada estratégia, assim como pode ser pausada a qualquer instante, graças a mensuração em tempo real, que é outro grande diferencial desse tipo de mídia.
Agora que você sabe mais sobre essas duas possibilidades, chegou a hora de responder à pergunta: entre mídias tradicionais x mídias digitais, qual escolher? A resposta é que não existe uma melhor ou pior.
Com possibilidades variadas, qualidades e benefícios únicos em cada uma, o ideal é mesclar ambas e aproveitar tanto as vantagens do tradicional quanto do online.
É possível aliar essas duas estratégias?
É possível e recomendado, principalmente se você quer atingir um grande número de pessoas e obter resultados rápidos.
Atualmente, são raras as empresas que se prendem em apenas um dos dois universos, já que perceberam que existem muitas oportunidades dentro desse embate entre mídias tradicionais x mídias digitais.
A realidade é que nenhuma mídia é pior ou menos qualificada para apresentar resultados, apenas pode não ser a ideal para uma estratégia específica e em determinado momento.
Por exemplo, se você quer que pessoas preencham formulários para tornarem-se leads, fazer uma propaganda no rádio não será o mais indicado.
Agora que você sabe mais sobre mídias tradicionais x mídias digitais e as vantagens de cada universo, aproveite para continuar por aqui e ler sobre quando é o momento certo para investir em uma campanha publicitária.