Tanto online como offline, uma campanha publicitária pode aumentar as vendas, clientes e visibilidade da empresa, influenciando no lucro da organização.
No entanto, é raro que o gestor seja especialista nesse tipo de divulgação, de modo que a maioria deles fica com dúvidas sobre quando investir em uma e como fazê-la.
Consideradas versáteis e facilmente direcionáveis para atingir os objetivos e expectativas, o investimento publicitário está crescendo rapidamente, e, só em três trimestres de 2019, movimentaram cerca de R$12,5 bilhões no Brasil.
Esse número é apenas um dos indicativos que mostram que investir em publicidade apresenta resultados e pode auxiliar empresas de diferentes tamanhos e nichos.
Confira nesse artigo qual é a hora certa de investir em uma campanha publicitária e se é melhor focar no digital ou no offline. Continue a leitura.
Quando investir em publicidade?
Muitas pessoas acreditam que, por se tratar de uma estratégia que leva em conta muitos fatores, como os objetivos, valores e metas da empresa, bem como o público-alvo, meios e formatos de publicidade, existe a hora certa para investir em campanha publicitária.
Porém, não existe necessariamente uma data ou momento ideal. O que deve ser levado em conta é o objetivo que se tem e como realizá-lo da melhor maneira.
Conquistar novos clientes
Para conquistar novos clientes, não há um algoritmo ou fórmula garantida, mas existem determinadas campanhas e ações que podem conseguir resultados fora da média.
No entanto, para que isso seja possível, é recomendado contar com ajuda de especialistas em marketing e publicidade para estudar o público, os canais onde essas pessoas serão realmente impactadas, o conteúdo a ser oferecido, entre outros pontos.
Um exemplo de campanha publicitária de sucesso é o Google Ads, serviço do Google que, inclusive, é o principal meio de receita do buscador, sendo responsável por 70% da verba arrecadada por eles.
Funciona por meio de palavras-chave, de modo que, quando o usuário pesquisar por elas, sua empresa aparecerá nos primeiros resultados, facilitando o primeiro contato e, consequentemente, a venda.
Construir reputação
Vender é importante, mas nem todas empresas que investem em uma ação publicitária querem isso. Muitas delas desejam obter maior reputação no mercado e perante a sociedade.
Um exemplo disso é a Coca-Cola, que fez uma campanha desse cunho para combater a homofobia, atraindo, dessa forma, visibilidade mundial e brilhando no festival de Cannes.
Pode-se observar que a propaganda não tinha como foco apenas vender a bebida, mas mostrar um dos valores da marca, que é o combate ao preconceito contra homossexuais.
Trabalhar o posicionamento da marca
Esse tipo de estratégia é muito interessante para divulgar atuais direcionamentos da marca, relacionando-os com seus novos produtos e conceitos.
Pode-se observar, por exemplo, a campanha da Pampers em 2020 falando sobre os esforços de cuidar dos bebês em plena pandemia e que o cuidado com os pequenos é muito maior do que muitos pensam.
Esse tipo de publicidade, além de gerar emoções e sentimentos positivos, permite que as pessoas conheçam um outro lado, além do produto ou serviços de determinada organização.
Campanha publicitária impressa ou online?
Agora que você viu que existem diversas possibilidades, deve estar se perguntando se é mais profícuo investir em uma campanha de natureza online ou offline.
É normal surgir o questionamento sobre qual tipo de mídia escolher. Mas, primeiramente, saiba que não existe melhor ou pior e sim aquelas que são as mais indicadas para sua necessidade.
O investimento em midia digital tende a ser mais flexivel, mas mesmo empresas eminentemente digitais, continuam a buscar investimentos em mídias chamadas tradicionais, pelo seu poder de alcance e penetração junto aos diversos públicos.
Uma estratégia de crossmedia, usando recursos digitais alinhados com mídia offline é, geralmente, uma estratégia assertiva que envolve o consumidor em seus diversos momentos de vida.
Empresas que possuem lojas físicas e querem anunciar algum produto novo ou promoção para a região, podem usar bastante offline e materiais impressos para isso, como oferecer vouchers, anúncios em jornais e adesivos, por exemplo. Mas o digital pode ajudar nesse resultado.
Já aquelas organizações digitais ou e-commerces tendem a investir no digital, como redes sociais, blogs e outros tipos de divulgações. Mas o investimento em mídia tradicional pode potencializar o alcance e a eficiência das ações.
Agora que você conheceu mais sobre quando investir em uma campanha publicitária, aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas para obter as melhores recomendações na hora de criar a sua.