O e-commerce está em grande expansão. E está se ampliando ainda mais por causa da COVID-19.
O isolamento social e a preocupação com a contaminação fez com que os brasileiros modificassem completamente a sua rotina e os seus hábitos de compras.
Além disso, a pandemia impactou diretamente diversos setores, o que tornou ainda mais necessária a diversificação de canais.
Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a mudança no comportamento do consumidor e tendência do e-commerce.
Mudança no comportamento do consumidor
Com a popularização da Internet, as compras online passaram a ser cada vez mais comuns.
Mas, com a pandemia, esse cenário ficou ainda mais evidente e se desenvolveu muito rapidamente.
Para se ter uma ideia, segundo o site E-commerce Brasil, o mercado brasileiro ganhou mais de 135 mil lojas virtuais desde o início da pandemia!
Antes da pandemia, a média mensal era de 10 mil novos e-commerces.
Além disso, o Mercado Livre registrou mais de 5 milhões de novos usuários durante esse período.
Esse aumento expressivo, tanto de abertura de e-commerces quanto de abertura de lojas em marketplaces, como o Mercado Livre, se deu, principalmente, pela modificação no comportamento de compra do brasileiro.
Essa mudança foi originada pela atual crise de saúde, mas continuará sendo uma tendência mesmo após o período de isolamento social.
Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, empresa conhecida mundialmente por soluções em gestão de vendas e CRM, cerca de 90% dos brasileiros afirmam que estão propensos a realizar a compra de produtos essenciais pela internet.
A pesquisa ainda aponta que 31% dos consumidores realizam compras pelas redes sociais, 17% a mais do que a média global.
Além disso, 32% dos consumidores afirmam que estão comprando mais de pequenos negócios.
Esses dados nos mostram a potência real de investir em e-commerce nesse momento para que o seu negócio aumente os seus resultados.
Como se destacar no e-commerce?
Como já mencionado anteriormente, houve um grande aumento na abertura de lojas virtuais, por isso, é preciso se destacar na multidão.
Para isso, queremos te deixar duas importantes recomendações:
Estude o mercado
Veja quais são os principais concorrentes do seu segmento e conheça os seus pontos fortes e fracos.
Vamos supor que você trabalhe vendendo eletrônicos e o principal concorrente da sua área tem como ponto fraco uma entrega demorada.
Você pode aproveitar isso para oferecer um serviço muito similar, mas com um grande diferencial: seus produtos chegam mais rápido nas mãos dos clientes.
A chave é identificar pontos que você pode se diferenciar, sejam produtos com mais qualidade, frete mais barato ou rápido, uma boa estratégia de comunicação e até mesmo um preço mais em conta.
Analise o que é possível para sua empresa e crie um bom planejamento.
Invista em marketing e comunicação do seu e-commerce
Escolha uma plataforma adequada, que te dê menos preocupação com tecnologia, e permita focar naquilo que você definiu vender na internet.
A Loja Integrada é uma delas, inclusive, recentemente, fez uma parceria com o Google para oferecer informação e a possibilidade de abrir lojas virtuais gratuitas.
Não se esqueça que saber como divulgar a sua loja online também é ponto fundamental para ter bons resultados.
É importante ter presença digital, com perfis nas principais redes, preocupar-se com técnicas de SEO e investir em mídia, principalmente online.
Quando você oferece conteúdo relevante e exclusivo, consegue mais seguidores e, consequentemente, potenciais compradores.
No mesmo exemplo dos eletrônicos, você pode criar conteúdos sobre os novos produtos, as novas tendências, os lançamentos do mês e até mesmo dar dicas para escolher os melhores equipamentos.
Dessa forma, o seu seguidor (ou a pessoa interessada que usou ferramentas de busca para pesquisar sobre um produto) verá você como referência e na hora de fazer uma compra, lembrará da sua marca.
Caso você precise de ajuda para estruturar o seu e-commerce, conte com a Macondo! Somos uma agência especializada em publicidade e marketing digital. Fale conosco e saiba mais!