Você sabe como funciona a criação de identidade visual?
Antes de mostrar seus objetivos e importância, é interessante avaliarmos alguns pontos que muitas vezes passam despercebidos.
Existem símbolos que são imediatamente identificados pelas pessoas. Basta você olhar para um deles e o nome da empresa ou da marca surge em sua mente.
Um exemplo são as cores vermelha e branca, que, juntas, representam a Coca-Cola em todo o mundo.
Por trás dessa magia, existe um grande esforço de profissionais que estudam, avaliam o mercado e inserem a identidade visual da empresa para conquistar e manter clientes.
Nesse post, apresentamos como funciona a criação de identidade visual e sua importância. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
O que é identidade visual?
Segundo David Aaker, professor universitário especializado em branding, a identidade visual precisa alcançar a conscientização do consumidor para promover a empresa e incentivar a fidelização.
Ele afirma que, por meio de elementos visuais, é possível transmitir ao consumidor segurança e reforçar a diferença que a marca tem em relação aos concorrentes, adquirindo uma identidade própria.
Para isso, é preciso reforçar a personalidade e a força da empresa, o que normalmente é feito por meio de:
- cores,
- diferentes tipografias,
- frases de efeito,
- formatos.
Isso pode ser percebido na prática quando estamos no mercado e avistamos dois produtos com o mesmo preço, mas escolhemos um por ser mais bonito ou por combinar mais com o nosso estilo.
E isso também ocorre em canais digitais, por isso, é importante que todos os produtos e materiais que a sua empresa oferece aos seus clientes tenham o mesmo visual. Isso vale para e-mails, site, mensagens e publicações nas redes sociais.
Qual é a importância da criação de identidade visual para empresas?
A criação de identidade visual deve ser um investimento que toda a empresa faz, independente do seu segmento e do seu porte.
Afinal, por meio de elementos gráficos, é possível estabelecer uma relação mais forte entre os consumidores e uma marca.
E isso vale tanto para quem está conhecendo a sua empresa agora quanto para aqueles que já fizeram outras compras.
Mas, para que essa conexão realmente ocorra, é importante que o empreendedor tenha em mente como ele deseja que a sua marca seja percebida pelos consumidores. Para isso, recomendamos que estejam bem estabelecidos os valores, ideias e objetivos do negócio.
Além disso, é importante conhecer profundamente o público-alvo para trabalhar questões que sejam relevantes, chamando sua atenção e conquistando-o.
Dessa forma, a criação de identidade visual permite a promoção da marca. Infelizmente, o contrário também é verdade.
Se os produtos e conteúdos que são disponibilizados para os consumidores e clientes não chamam atenção e não se destacam, é possível que sua marca seja vista como desleixada.
A escolha a partir da identidade visual chega a ser subconsciente, uma vez que relacionamos a imagem de algo com a sua qualidade.
Como é criada uma identidade visual?
A criação de identidade visual deve se basear em diferentes elementos que, juntos, irão representar a personalidade da sua marca e conquistar o cliente.
Por isso, é importante conhecer detalhadamente o público-alvo do seu negócio e definir as personas que serão trabalhadas.
A partir desses levantamentos, é preciso definir:
- as cores,
- formatos e elementos gráficos,
- estilo.
Pode parecer um grande desafio, e é mesmo! Por isso que os profissionais que focam na criação de identidade visual estão sempre estudando e se aprimorando.
Com esses três elementos definidos, é possível criar a identificação visual da marca, que deve ser utilizada em todos os materiais, como e-mail, panfletos, cartão de visitas e publicações.
Agora que você já sabe mais sobre a criação de identidade visual, continue conosco e leia nosso post que apresenta os 4 Ps do marketing!