Dezenas de questões do cotidiano da sua empresa, como a solução preferida das pessoas, o melhor preço, o ambiente ideal para vender, em quais redes sociais ter um perfil, assim como a quantidade de postagens, tom de voz, tipo de textos de blog, entre outras, são respondidas a partir da criação da sua buyer persona.
Esse conceito é, na verdade, um modelo de cliente perfeito para comprar no seu empreendimento baseado nos seus consumidores reais.
E, para ser criada, é necessário fazer um conjunto de perguntas para seus fregueses, conhecer seus hábitos de compra, analisar as respostas, e depois definir qual seria o perfil ideal.
Continue a leitura e aprenda o que é necessário para traçar sua buyer persona passo a passo, para depois tomar as melhores decisões de mercado.
Como traçar uma buyer persona?
Apesar de ser um termo relativamente novo para muitos gestores e responsáveis por companhias de diversos setores que estão se familiarizando com o marketing, para dar forma à sua buyer persona não há segredos. Confira os passos a seguir e consiga os resultados que deseja.
Veja quais são as perguntas relevantes
Mesmo que sua base de clientes não seja grande, isso não é um problema. Com algumas respostas, já será possível obter dados interessantes.
No entanto, é interessante saber quais são as perguntas certas a fazer para começar a construir a sua buyer persona.
Você pode questionar sobre localização demográfica dos compradores, suas preferências de consumo, se eles adquirem produtos para empresas ou para si mesmos, assim como quais são seus tipos de conteúdos preferidos e se compram pela internet ou pessoalmente, por exemplo.
Faça a coleta de dados
Depois de saber o que perguntar, é hora de entrar em contato com seus consumidores por meio da ferramenta que desejar, que pode ser e-mail, mensagens, telefonemas, dentre outros.
O método de coleta das questões pode ser por uma entrevista feita em áudio, vídeo ou telefonema, assim como por formulários, como o Google Forms.
Mas algumas pessoas podem ter certa resistência para responder suas perguntas, e para isso você pode seguir algumas dicas para convencê-las a lhe ajudar.
Se, por exemplo, você enviar o questionário por e-mail, pode fazer um texto convidativo explicando o motivo dessa entrevista, assim como contextualizar sobre.
Por outros meios, como mandar uma mensagem ou durante uma ligação, você também pode explicar o porquê de estar fazendo isso e da importância dele responder.
Analise as respostas
Depois de obter as suas respostas, é hora de analisar os dados obtidos, levando em conta se existem semelhanças nos feedbacks.
Essa parte é muito importante para você compreender o que existe em comum e poder ter uma ideia melhor do que seria seu cliente ideal.
Trace sua buyer persona
Por fim, chegou a hora de traçar sua buyer persona, que apesar de ser baseada em pessoas reais, é uma personagem fictícia.
Sua construção se dará a partir das respostas e dados que a maioria dos seus fregueses têm em comum.
Ela deve ter nome, idade, sexo, profissão, local de moradia, preferências, hábitos e jornada de compra, dentre outras informações.
Esse conjunto de características será ideal para poder traçar novas estratégias tanto digitais como offline, bem como conhecer exatamente seu público ideal. Assim, você saberá o que fazer para entregar as melhores soluções tanto de acordo com as expectativas como com as necessidades dos seus consumidores.
Com essas informações, você poderá construir a sua buyer persona e obter resultados interessantes. E para continuar por dentro das nossas novidades, aproveite para nos seguir no Instagram e curtir nossa página no Facebook.