Responsáveis por sair do comum e gerar mais engajamento do que outras formas de materiais, os conteúdos interativos estão presentes em diversas estratégias ao redor do mundo e fazendo a diferença nos resultados das mais diversas campanhas.

Tem como principal característica exigir do usuário alguma ação relacionada ao conteúdo, como clicar, jogar ou até mesmo responder algum tipo de pergunta.

Seu grande diferencial é a forma de chamar a atenção e motivar as pessoas a participarem e interagirem, nem que seja com um clique. 

Mas o foco não é apenas engajar ou se destacar, apesar de serem atributos interessantes a serem analisado.

Esse tipo de estratégia gera maiores taxas de conversão, traz credibilidade, assim como permite uma aproximação única com o público-alvo, além de ser facilmente mensurável, já que 60% das empresas que a usam afirmam conseguir avaliar com mais precisão suas ações.

Confira quais são os melhores conteúdos interativos para você investir e saiba como criá-los. Continue a leitura.

Quais são os tipos de conteúdos interativos?

De acordo com a pesquisa anual da ION Interactive, 96% dos entrevistados afirmam que conteúdos interativos podem alterar as decisões dos clientes, assim como 90% acreditam que podem atuar de forma educativa. 

Utilize esses dados a seu favor e conheça os melhores formatos para colocar em prática.

Vídeo interativo

Por si só, os vídeos são envolventes e autoexplicativos, o que explica a alta busca por eles. Cerca de 86% das empresas utilizam materiais audiovisuais em suas estratégias digitais.

Além disso, possuem maiores taxas de engajamento, maior tempo de atenção dos usuários, assim como ficam na memória de quem é impactado.

E no caso de vídeos interativos, os benefícios são ainda maiores, principalmente na questão de educar ou ensinar alguma coisa para os espectadores. 

Presentes em várias plataformas, principalmente o YouTube, o tipo mais visto é aquele em que o usuário pode clicar em finais alternativos ou fazer escolhas enquanto assiste.

Testes

Provavelmente, você já deve ter visto ou feito algum teste na internet. Muitas vezes chamam a atenção por serem divertidos, mas podem ensinar, dar visibilidade para algum produto ou marca, assim como divulgar alguma informação importante.

Inclusive, de forma indireta e leve, eles conseguem trazer diversos conteúdos sem incomodar o leitor.

Jogos

Pequenos jogos, com mecânica simples, já são suficientes para engajar, divertir e entreter o público, além de fazer com que a empresa anunciante tenha uma visão mais próxima de quem está participando da interação.

Eles podem ser usados em diversos tipos de campanhas, com propósitos diferentes, principalmente conscientizar ou ensinar sobre algum tema relevante.

Lives

As lives são transmissões ao vivo que podem ser realizadas no Instagram, Facebook e YouTube, e permitem que algum representante da empresa ou influenciador digital fale sobre produtos, tire dúvidas em tempo real, assim como converse com os usuários.

São grandes aliadas do e-commerce, trazendo maiores taxas de conversão e engajamento.

É interativo porque, mesmo a distância, é possível conversar e tirar dúvidas das pessoas, assim como demonstrar uso de produtos e soluções.

Stories

Os stories do Instagram são um grande exemplo de conteúdo interativo, que milhares de pessoas fazem todos os dias.

Com essa ferramenta, é possível colocar caixa de perguntas, fazer enquetes, brincadeiras e pedir opiniões para os seguidores.

De fácil uso e muito populares, permitem uma aproximação com o público-alvo, além de conhecer um pouco mais sobre eles, suas preferências e desejos, facilitando as suas vendas online.

Como criar conteúdos interativos? 

Agora que você já sabe quais são os principais conteúdos interativos possíveis e o que pode conseguir com eles, entenda também como produzir esse tipo de mídia com esses diferenciais.

Como você provavelmente deve estar se perguntando, essas formas de conteúdo contam com tecnologias de ponta e ferramentas que permitem criar e mensurar seus resultados!

Os vídeos interativos, por exemplo, podem ser feitos pelo próprio YouTube, assim como os stories e lives, sem grandes segredos.

Já os quizzes e jogos podem ser criados pelo Contentools, Thinglink, Dot e Quizur, ferramentas especializadas nesse tipo de mídia, que permitem criação fácil e sem dificuldades, até mesmo para quem nunca fez esse tipo de produto digital.

Que tal trazer o futuro para sua empresa? Compartilhe esse conteúdo com sua equipe de criação e teste pelo menos alguns modelos de conteúdos interativos!