O que é geomarketing? Provavelmente essa é a pergunta da maioria das pessoas quando escutam falar sobre esse tipo de técnica, que faz muito sucesso na internet.

Considerada um braço do marketing digital, essa estratégia é eficiente e de alta precisão, apresentando resultados consistentes e que atraem gestores de todo o mundo a conhecer e investir mais na presença online.

No entanto, é preciso compreender que independentemente do tipo de estratégia, é necessário estudo, planejamento e acompanhamento dos resultados, para que as campanhas funcionem e realmente apresentem frutos.

Entenda nesse artigo o que é geomarketing e o porquê é uma estratégia altamente eficiente e cada dia mais crescente. Continue a leitura.

O que é geomarketing?

Como o próprio nome indica, geomarketing é um tipo de estratégia que utiliza a seu favor dados de geolocalização, seja para abrir uma nova loja física no melhor local, conhecer as regiões que mais fazem sucesso ou até mesmo captar dados para o digital.

Antes do surgimento da internet, as ações dela eram mais limitadas, atualmente é muito comum executar estratégias no Google Ads, e posts patrocinados em redes sociais, que consideram a localização das pessoas.

Tanto devido às novas tecnologias quanto ao avanço constante da internet, o geomarketing pode ser definido como qualquer tipo de estratégia de marketing que tenha em sua composição um estudo sobre a localização, para alcançar as pessoas certas.

No entanto, após saber o que é, muitas pessoas se questionam como que os especialistas conseguem captar dados de geolocalização. É aí que entra o big data.

Big data é um grande conjunto de informações, presentes em servidores de muitas empresas, que se comunicam entre si e trazem dados essenciais para campanhas, como as de geomarketing.

Por que essa estratégia é tão importante?

Agora que você sabe melhor o que é, deve estar se perguntando porque esse tipo de estratégia é perfeita e realmente indicada para quem quer estar nos lugares certos.

Ela é muito importante, isso porque puxa informações, principalmente dos smartphones, que estão cheias de dados sobre a localização das pessoas.

Um aplicativo que permite a geolocalização, como um checkin no Facebook, já basta para que as empresas saibam por onde você passou e onde estava, dessa forma podem criar os melhores anúncios.

Em um país onde mais de 59% das pessoas acessam a internet apenas pelo celular, milhões de dados são produzidos a cada segundo, garantindo que muitas empresas consigam atingir o público esperado.

Como aplicar o geomarketing?

Como é de se imaginar, tanto devido à sua versatilidade quanto ao grande aporte tecnológico, o geomarketing tem diferentes maneiras de ser aplicado. Confira algumas:

Geotargeting: é uma das formas mais usadas atualmente, onde há segmentação dos públicos segundo a sua localidade, para apresentar as melhores publicidades.

Um grande exemplo dessa ação é o de fazer postagens patrocinadas para determinada cidade, onde sua loja está ou faz entregas, de maneira a atingir pessoas com maior chance de compra.

Site personalizado: provavelmente você já deve ter visto algum site que perguntou, em forma de pop-up, a sua localização. Isso ocorre, pois, além de captar esses dados, ele poderá entregar conteúdos personalizados.

Geofencing: pode parecer mágica, mas essa estratégia faz com que o usuário receba conteúdos automáticos ao passar por regiões que seu GPS, provavelmente do celular, registrou movimentação.

Seja SMS, com alguma promoção, e até mesmo um e-mail marketing sobre alguma loja que está muito perto ou qualquer outro tipo de empresa. Interessante, não é mesmo?
Agora que você sabe o que é geomarketing e as possibilidades que esse novo braço do marketing traz, aproveite para continuar atualizado a respeito das novidades do setor e faça a leitura do nosso post sobre quando é o momento certo para investir em publicidade?