Entender a importância do site responsivo é muito importante, visto que ter esse recurso passou a ser um fator decisivo para o ranqueamento no Google.

O que antes era um diferencial e chamava atenção das pessoas, agora é uma necessidade para quem quer garantir a satisfação dos clientes, o aumento das vendas e crescimento orgânico na página.

Entenda nesse artigo qual é a importância do site responsivo e como ter um!

O que é, exatamente, um site responsivo?

Apesar de parecer um termo técnico, temos certeza que você já visitou algum site que conta com essa tecnologia.

O termo responsividade nada mais é que a possibilidade do site “encaixar” e poder ser usado perfeitamente em qualquer tipo de tela, seja celular, computador, tablet, dentre outros.

Vale afirmar que esse ajuste não é apenas de imagens ou banner, mas também texto e botões que devem se adequar a todos os formatos.

Isso permite uma navegação mais confortável para quem está visitando sua página e também traz retorno para o dono do site, que não perderá acessos e nem vendas devido à inadequação para o tipo de dispositivo usado pelo público.

Afinal, qual é a importância do site responsivo? 

Como já comentamos, a importância do site responsivo é enorme.

Isso é comprovado por um dado interessante: em 2019 o tráfego digital por dispositivos móveis era de 80%.

Além da questão da acessibilidade, outros pontos estão envolvidos.

Experiência do usuário

Um site que não é responsivo peca na questão de oferecer a melhor experiência para o usuário.

Isso porque, além de dificultar a leitura, entendimento das informações, entrar em contato e qualquer outra funcionalidade, as compras também serão mais dificultosas.

Isso faz com que sua empresa perca ótimas oportunidades, principalmente se seu site for um e-commerce.

Pense com a gente: sem poder ver perfeitamente os produtos, navegar entre as categorias da loja virtual e tendo uma má impressão, você compraria desse fornecedor?

É normal que o seu público abandone o site com o carrinho vazio, assim como você, provavelmente, também faria.

Indexação do Google

Até mesmo o Google está envolvido quando o assunto é a importância do site responsivo.

Como o maior buscador do mundo se importa, em primeiro lugar, com a experiência de seus usuários, os algoritmos são programados para penalizar sites que não são responsivos.

Isso quer dizer que são priorizados nos resultados de pesquisas as páginas que estão prontas para receber pessoas que usem qualquer dispositivo, seja ele um desktop ou um mobile.

Se você pensa que isso é exagero, saiba que a cada 10 pessoas, 7 compram pelo celular. É mais da metade dos consumidores!

Como ter um site responsivo?

Agora que você já sabe a importância do site responsivo, em especial se é e-commerce ou busca melhores resultados de vendas, é hora de colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática!

A verdade é que para tornar seu site responsivo ou criar um do zero já com esse recurso é necessário contar com um especialista em desenvolvimento de sites. 

Nossa dica, inclusive, é evitar mexer no código do seu site sem ter experiência. Isso pode alterar botões e funcionalidades, gerando erros e causando problemas.

Para ter o melhor site e e-commerce, conte com nossa equipe de designers, desenvolvedores e demais especialistas na criação de sites!
Entre em contato conosco que nossos projetos de website já nascem com as características necessárias para ajudar o seu negócio a crescer no ambiente digital.