Atualmente, empresas que não possuem presença ativa nas redes sociais, assim como não ouvem a audiência, estão perdendo oportunidades. É aí que entra o Social Listening.
Estratégias digitais são muito mais do que cumprir uma tabela de ações, como, por exemplo, criar páginas, produzir conteúdos frequentemente e responder interações de maneira robotizada ou com o famoso copia e cola.
É muito importante salientar que processos padronizados estão longe de ser aqueles feitos sem planejamento, análise e uso de indicadores de desempenho para tomar as melhores decisões.
O Social Listening existe justamente como uma forma de lembrar que isso não deve ser feito nas redes sociais, mais que uma simples resposta de interações, é uma forma muito mais completa de se comunicar e se relacionar com o público por meio da internet.
Aproveite para entender exatamente sobre o que essa estratégia propicia, assim como sua grande importância atualmente e, claro, dicas importantes de como aplicá-la na sua empresa para colher seus benefícios, muitos e escaláveis. Continue a leitura.
O que é Social Listening?
Apesar de ser muito confundida com o monitoramento de redes sociais, não apresenta os mesmos benefícios dessa estratégia, Social Listening vem como uma maneira de complementar o relacionamento nesse ambiente.
Mais do que responder perguntas comuns, curtir comentários ou até mesmo repostar conteúdos de clientes fiéis, Social Listening chega como uma maneira de captar dados dessas interações e posts, trazendo insights que podem fazer toda a diferença para a empresa.
Com esses dados é possível entender o que engaja mais, quais dúvidas as pessoas possuem, assim como de que forma os conteúdos e o relacionamento podem melhorar ainda mais a presença na organização nos ambientes digitais.
Está longe de ser um artifício apenas para conseguir lucro ou melhorar indicadores de desempenho, como visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários, mas sim uma forma de tornar as estratégias de relacionamento ainda mais fortes e ricas.
Qual sua importância para a empresa?
Analisar tendências, contexto, comportamentos e demais pontos de contato com seu público-alvo é uma forma de conseguir atingir melhor os objetivos da organização, como, por exemplo, vendas, visualizações ou até mesmo ganho de autoridade.
Assim se explica rapidamente o quanto o Social Listening pode ser importante para a organização, já que é mais uma forma de se conseguir atingir o que realmente quer.
Não é raro encontrar empreendimentos que acreditam que exista de fato uma receita de sucesso e que copiando exatamente os passos de concorrentes ou cases de sucesso do setor poderão apresentar os mesmos resultados.
Com o Social Listening entende-se de uma vez por todas que cada empresa é única, assim como seu público-alvo e cada pessoa que interage, evitando realizar ações volumosas ou tratar todas as pessoas como uma única massa.
Há cada ano o comportamento do consumidor muda e as pessoas estão cada dia mais críticas, com poder de decisão e vários pontos de informação, onde logo deixam de comprar ou até mesmo seguir empresas que não os tratam de maneira personalizada e única.
Como aplicá-la?
Uma das principais formas de aplicar a estratégia de Social Listening é por meio do uso de ferramentas, ou seja, softwares que unificam menções, curtidas, comportamentos e qualquer ação do público em respeito a marca.
Atualmente existem diversas, sendo importante analisá-las conforme a quantidade de interações e volume de dados.
Além disso, após contratar a ferramenta, é importante usá-la de maneira completa, seja por meio do monitoramento, oferecer suporte ao cliente, identificar influenciadores para a marca, observar a concorrência, avaliar o sentimento das pessoas e muito mais.
Já pensou em utilizar o Social Listening? Por falar nisso, continue a leitura e entenda porque usar o LinkedIn como estratégia de comunicação é uma boa pedida.