Estamos finalizando o ano de 2022 e as estatísticas envolvendo as redes sociais continuam surpreendendo e trazendo números incríveis.

A primeira rede social da internet foi criada nos Estados Unidos no ano de 1995 e chamava-se classmates.com.

Seu objetivo era o de reunir alunos que estudaram juntos e que poderiam se encontrar para reviver os velhos tempos utilizando os recursos da rede mundial de computadores.

A plataforma continua no ar e cumprindo o seu papel, porém, nunca disponibilizou serviços para usuários de outros países.

Diante dos números que veremos na sequência, com relação às atuais mídias sociais, a classmates.com é bastante discreta, no entanto, ficará sempre na história da internet. 

Continue lendo nosso post e conheça as estatísticas das redes em 2022!

As redes sociais mais utilizadas em 2022

As redes sociais atingiram no final do primeiro semestre de 2022 o total de 4,70 bilhões de usuários, o equivalente a 59% da população total do mundo.

O ranking, em ordem decrescente por número de usuários globais ativos por milhão, ficou assim representado:

  • Facebook – 2,936,
  • YouTube – 2,476,
  • WhatsApp – 2,000,
  • Instagram – 1,440,
  • WeChat – 1,288,
  • TikTok – 1,023,
  • Facebook Messenger – 1,000,
  • Telegram – 700.

Esses números foram apresentados pela Hootsuite e We Are Social no início de julho de 2022.

Estatísticas das mídias sociais em 2022

Existem outras estatísticas das mídias sociais que vale a pena conhecermos, comprovando que é possível divulgar, demonstrar, oferecer e vender produtos e serviços a milhões de pessoas de qualquer parte do mundo que tenham interesse nas soluções que sua empresa comercializa. Vamos a elas:

O Brasil é o segundo país no mundo que mais utiliza redes sociais

Os estudos apresentados também demonstraram que o Brasil é o segundo país no mundo que mais utiliza esse canal, envolvendo pessoas com idade entre e 16 e 64 anos, ficando apenas atrás da Índia.

O mais interessante é que a pesquisa considerou apenas usuários ativos, ou seja, aqueles que incorporaram as comunicações via redes sociais no dia a dia de suas atividades.

As redes sociais são utilizadas como fonte de notícias

As mídias sociais nunca estiveram tão em alta como nos dias atuais.

Um estudo da Universidade de Oxford (Inglaterra) mostrou que as pessoas têm atualmente 2,5 vezes mais chances de recorrer às redes sociais para assistir ou ler notícias do que as oferecidas por jornais e revistas físicas.

Essa possibilidade amplia cada vez mais o desenvolvimento de estratégias de marketing para que as empresas possam apresentar suas soluções a um público seleto e com grandes possibilidades de tornarem-se clientes potenciais.

Os vídeos transformaram o mundo digital

Os vídeos não param de ganhar força e tornaram-se uma forma inteligente e eficaz na divulgação de produtos e serviços.

Dentre as mídias sociais, o vídeo é o que aproxima mais o potencial cliente de uma negociação, afinal, ele pode acompanhar e conhecer detalhes da solução que deseja adquirir, assistindo a apresentações e demonstrações.

Investir nesse canal é uma forma rápida e segura de se obter resultados, no entanto, é preciso contar com uma estratégia de negócios bem planejada e que traga os resultados esperados.

O YouTube briga pela atenção do TikTok

Tanto o YouTube quanto o TikTok, dois gigantes que brigam pela conquista do público que gosta de vídeos, continuam apostando em suas estratégias.

Enquanto a multinacional chinesa aposta nos vídeos curtos e voltados para smartphones, o YouTube continua sua trajetória, conquistando o público que acessa seus conteúdos através de:

  • notebooks,
  • computadores,
  • tablets,
  • TVs conectadas à internet.

Como se observa, não faltam opções para que projetos envolvendo mídias sociais possam transformar negócios e alavancar oportunidades, porém, é preciso contar com quem entende do assunto para poder atingir os objetivos.

Se sua empresa busca espaço na internet, conheça a Macondo e saiba de que maneira é possível desenvolver um excelente projeto voltado ao sucesso da sua operação!