Assim como em outras áreas, o planejamento é fundamental. Por isso, não é diferente com o digital e suas estratégias. Inclusive, você já ouviu falar sobre o plano de conteúdo?
Infelizmente ainda é muito comum ouvir que as ações de marketing digital, como criar conteúdo para as redes sociais, fazer uma identidade visual ou até mesmo alcançar os mais diversos objetivos, é fácil e não necessita de muito planejamento ou estratégia.
Apesar de parecer simples para algumas pessoas, o ambiente digital é como qualquer outra área, onde é necessário ter estudo de mercado, análise do cliente e seus produtos, criação de um planejamento, estratégias para cada canal e formas de mensurar e melhorar o trabalho.
De fato, mexer nas redes sociais nas horas de lazer é bastante fácil, assim como fazer pesquisas no Google e encontrar grandes artigos que falam exatamente sobre o que você queria fazer. No entanto, o que está por trás dessas facilidades é bastante trabalho duro.
Engana-se quem pensa que só porque o marketing digital tem acesso a ferramentas intuitivas, o poder da tecnologia, da mensuração de dados e da segmentação, basta apertar um botão para que milhões de seguidores e clientes fanáticos apareçam.
Principalmente quando falamos em conteúdo, a estratégia e estudo é fundamental. É preciso saber de que forma se dirigir ao público e quais CTAs usar, bem como os tipos de materiais a serem criados e a sua forma e apresentação.
Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre o que é plano de conteúdo, a sua importância e como criar o seu, para que esse pilar tão importante da sua estratégia digital possa decolar os resultados da sua organização.
No que consiste o plano de conteúdo?
O plano de conteúdo é um documento onde estão presentes todas as ações na estratégia de conteúdo e as suas respectivas datas.
Serve para documentar e garantir o bom funcionamento de uma estratégia, onde pode constar o calendário editorial das redes sociais e o planejamento dos vídeos, bem como a forma que a produção de conteúdo para o site e blog serão feitas.
Além de ser fundamental para provar as atribuições da agência de publicidade, é uma segurança para o gestor ver se o plano está indo conforme o documento ou se está diferente, nesse caso, ajudando a descobrir o que pode estar por trás disso.
Qual a sua importância?
O plano de conteúdo é fundamental tanto para a relação entre o gestor e a agência responsável pela criação de conteúdo quanto para o bom andamento das estratégias e a documentação de todos os passos daquele projeto.
Pense no caso do gestor responsável por analisar o conteúdo da empresa e de seus canais digitais entrar de férias. O seu substituto precisa do plano de conteúdo para se inteirar sobre esse setor e no lugar do seu gestor continuar o acompanhamento da estratégia.
Como criar um plano de conteúdo?
Para que a estratégia de conteúdos da sua empresa tenha sucesso, é importante ter um plano bem estruturado. Geralmente, esse documento possui determinadas cláusulas, como:
Estudo do cliente e definição da persona: entender qual é o perfil dos clientes, as suas preferências de compra, traços da personalidade e até mesmo hobbies, sonhos e a forma que costumam consumir os conteúdos.
Diagnóstico: entender quais são as necessidades, desejos, oportunidades e pontos a melhorar da empresa e de que forma o conteúdo pode ajudar nisso.
Prazos para as etapas: o estudo do cliente, a primeira ação, até a última etapa precisam estar documentadas e com prazos estipulados, que sejam seguidos corretamente.
Definições: tom de voz, palavras-chave, hashtags, direcionamentos na escrita e ideias de temas e pautas para os conteúdos, bem como os canais escolhidos para isso, são pontos necessários.
De fato, o plano de conteúdo pode ser maior do que você imagina, principalmente se o empreendimento nunca teve esse pilar definido antes. No entanto, tem uma luz no fim do túnel: não é necessário fazer isso sozinho.
Conte com a Macondo para estruturar o conteúdo da sua empresa, criar um plano de tirar o fôlego e trazer os resultados que você sempre desejou, com mensuração de dados, análises inteligentes e melhorias constantes.