Qual a importância do slogan? Essa é provavelmente uma pergunta que alguns gestores possuem discutir as decisões do negócio.

Principalmente para quem está começando agora a entender o que é gestão de marca e demais termos do marketing, pode ser difícil, em um primeiro momento, compreender todos eles, assim como a necessidade de se preocupar com cada um.

De fato, nem todas as empresas possuem um slogan, o que pode fazer com que os gestores fiquem ainda mais questionados sobre a importância desse item muito relevante na estratégia de comunicação de uma marca.

No entanto, saiba desde já que não ter um slogan não é um erro, mas ele pode ser fundamental para reforçar a sua marca e, claro, mantê-la lembrada junto aos usuários, clientes e compradores em potencial.

Pensando na importância do slogan, trouxemos esse conteúdo que fala mais sobre essa pequena frase cheia de potencial nas mais variadas empresas. Continue a leitura e saiba até mesmo como criar um para a sua organização.

O que é exatemente um slogan?

Antes de saber a sua importância e até mesmo como criar um, é fundamental saber do que se trata o slogan.

Apesar do nome que pode dificultar o entendimento do termo, o slogan nada mais é que uma pequena frase que resume a essência da marca ou a promessa para o público, geralmente presente associado à representação visual da marca.

Pode ser considerado uma assinatura, pois, na maioria das vezes, representa a ideia do negócio, assim como seu propósito e até mesmo a imagem que se deseja passar.

Assim como a escolha de cores, identidade visual, tipografia, tom de voz e ícones, o slogan deve fazer parte de toda boa estratégia de marca, que envolve apresentar a empresa da melhor forma para o mundo e ao seu público-alvo.

Existem diferentes tipos de slogans, alguns mais simples, outros com rimas e até mesmo sarcásticos, o que pode ajudar que a empresa fique lembrada eternamente.

Afinal, qual a real importância do slogan?

Provavelmente, você deve conhecer os slogans “Amo muito tudo isso”, “Dedicação total a você” e “ Porque se sujar faz bem”, assim como é capaz de associá-los às marcas que o criaram.

Pense que, assim como essas marcas um dia começaram do zero e o slogan foi uma das formas delas serem lembradas pelo Brasil ou o mundo inteiro, e esse é um caminho para sua empresa ficar mais forte no mercado.

O slogan é muito importante para qualquer empresa, pois é mais uma forma das pessoas lembrarem dela, assim como se sobressair perante a concorrência.

Observe o caso do remédio Benegrip, você logo lembra do slogan “É gripe? Benegrip”. Sendo assim, ao estar com sintomas gripais, as pessoas logo irão lembrar do medicamento, conhecido por diminuir os sinais da doença respiratória.

Lembre-se que até mesmo os mercados mais fechados possuem concorrência e precisam se sobressair perante os outros, ainda mais hoje em dia onde o público está cada dia mais informado, crítico e exigente.

Como criar um slogan de sucesso?

Agora que você sabe o que é o slogan e a importância dele para a sua empresa e até mesmo para vender, nada melhor do que colocar em prática essa estratégia. Veja nosso passo a passo:

Conheça seu público: são pessoas mais formais e que usam pouco as redes sociais ou pessoas muito jovens e que estão sempre por dentro do que está acontecendo? Considere quem deverá ser impactado por sua mensagem.

Mostre o diferencial da sua empresa: estude sobre a sua organização e liste aquilo que a torna única e até mesmo melhor que as demais. Cuidado para não relativizar vantagens que não são exatamente diferenciais perante a concorrência.

Faça listas de palavras e vá combinando: depois desses estudos, separe algumas palavras e comece a juntá-las, de forma que a frase fique curta e seja fácil de entender.

Teste e aplique: após escolher, faça algumas aplicações e pronto. Agora você tem um slogan para chamar de seu!

O próximo passo é aplicar, na prática, em diferentes situações de comunicação o uso dessa estratégia.
Aproveite para testar e aprender ainda mais sobre os termos do marketing neste post, onde explicamos quatro muito usados.