Glossário de marketing? Isso mesmo! Esse compilado de explicações surgiu como uma forma de auxiliar as pessoas com os variados termos que existem no mercado.
Desde famosas siglas como ROI, que significa o Retorno sobre Investimento (que inclusive é uma métrica muito importante), até palavras em inglês, como deadline, fazem parte da rotina de uma agência e de um setor de marketing.
A gente sabe que pode ser difícil decorar e entender todos eles, por isso, trouxemos nesse conteúdo quatro termos que são usados diariamente e devem fazer parte da discussão de toda empresa que deseja aumentar os resultados.
Continue a leitura e saiba de uma vez por todas o que eles significam!
Glossário de marketing digital: 4 termos que você precisa conhecer
Confira os quatro termos que não poderiam ficar de fora do nosso glossário de marketing digital:
AIDA
AIDA é uma sigla que significa: atenção, interesse, desejo e ação.
É um modelo de comunicação criado para entender qual é o caminho que as empresas fazem até chegar em seus clientes em potencial e concluir novas vendas.
Essa metodologia envolve, além do marketing, o setor comercial, de forma a trazer informações úteis sobre a forma que o consumidor pensa e age.
Além disso, seguir a AIDA permite traçar as etapas ideais para nutrir esses clientes futuros e, claro, vender mais.
Na prática: a AIDA acredita que o público-alvo deve passar pelos quatro passos, que são ter atenção, perceber interesse, ter desejo de compra e tomar uma ação de vendas.
Assim, conseguem fechar o ciclo comercial perfeitamente e realizar a sua compra.
Automação de marketing
Muito famosa e cada dia mais falada, a automação não poderia deixar de fazer parte do nosso glossário de marketing.
Se trata do processo de trazer tecnologias cada dia mais inteligentes e inovadoras para facilitar e encurtar processos.
Ela também pode ser usada para trazer dados mais certeiros, além de tornar atividades operacionais muito mais simples de serem feitas.
É por isso que a automação sempre tem como foco escalar processos e evitar erros, assim como os famosos gargalos de produção.
Alguns exemplos de automação de marketing são os agendamentos de posts de redes sociais em aplicativos, envio de e-mail marketing para uma base toda com apenas um clique e até mesmo o uso de chatbots, que são robôs que enviam mensagens predeterminadas.
Ciclo de venda
O ciclo de venda também é um termo muito importante dentro do nosso glossário de marketing.
Ele significa o processo que envolve desde o primeiro contato com o lead até o fechamento da venda, seja de um produto ou serviço.
Dependendo do nível de complexidade da venda, o tipo de produto em questão e o seu valor, o ciclo pode ocorrer em apenas alguns minutos ou até mesmo anos.
Pense, por exemplo, no seu ciclo quando precisa comprar uma água minera: provavelmente você sente sede, procura um local que venda e faz a compra.
Agora pense nesse ciclo ao optar por comprar um imóvel. Ele envolve diversos outros pontos, certo?
É importante compreender tudo que ocorre dentro desse tempo e o que pode ser feito para agilizar o processo ou torná-lo mais eficaz.
Palavra-chave
Por último, não poderíamos deixar de falar sobre a palavra-chave.
Ela nada mais é que um termo buscado no Google ou outro mecanismo para que a pessoa consiga resolver um problema.
Essa palavra-chave pode ser usada estrategicamente para criar um artigo ou material no seu blog.
Vamos a mais um exemplo prático? Imagine que você precisa saber o que é marketing digital e procura isso no Google.
Como vcê pesquisaria isso? Esse termo que você digita no buscador é considerada a palavra-chave.
Existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, que podem ser utilizadas para identificar essas buscas e, assim, criar conteúdos mais estratégicos. Alguns exemplos são o Semrush e o Ubersuggest.
Interessante como o glossário de marketing pode facilitar o entendimento sobre esse universo, não é mesmo?! Por falar nisso, aproveite para ficar por aqui e ler também sobre a reputação digital e como manter a autoridade da sua marca na internet.