Quando o assunto é inbound marketing, existem diversas formas de oferta de conteúdo, e entender como utilizar eBooks corretamente é importante.
São considerados uma boa moeda de troca no ambiente digital, pois, com o intuito de se aprofundar sobre determinado tema, os usuários preenchem os formulários com seus dados de contato, que poderão ser usados para envio de e-mails marketing e mensagens diretas, por exemplo.
No entanto, para usar essa importante oferta de conteúdo a seu favor, é preciso empregá-la corretamente. Entenda mais sobre como utilizar eBooks na sua estratégia digital.
Por que utilizar eBooks?
Ao falar em oferta de conteúdo, existem diversas opções, como os posts de blog, guest posts, infográficos, webinars, eBooks, entre outros.
Uma dúvida comum de gestores que querem começar a investir nessa forma de atrair novos clientes é por que adicionar o eBook na estratégia.
Essa pergunta é pertinente, pois o livro digital constitui um conteúdo mais longo e aprofundado, que requer trabalho das equipes de redação, design e programação, para criar o formulário de contato e, geralmente, uma landing page para ofertá-lo.
No entanto, muitos desconhecem o retorno que esse conteúdo pode trazer, já que, além de educar os leitores, ele tornará a empresa referência no assunto abordado e engajará essas pessoas a continuar em contato com a sua organização.
Além disso, a sua distribuição é fácil, simples de ser mensurada e ainda traz dados essenciais de seus leads para as próximas ações.
Por último, mas não menos importante, os eBooks dão resultados, já que atendem às novas necessidades dos consumidores.
Cerca de 61% dos internautas preferem conteúdos personalizados, assim como 70% preferem ter o primeiro contato com uma empresa encontrando um conteúdo organicamente do que serem impactados por um anúncio.
O que um eBook deve conter?
Agora que você já sabe porque o eBook pode ser uma ótima opção para suas estratégias digitais, entenda o que é preciso constar nele para que seja um sucesso.
Antes de qualquer tarefa, é preciso estudar muito o seu público, para escolher um tema que seja relevante para eles e que gerará downloads do conteúdo.
Após ter o tema em mãos, tenha como foco a experiência do usuário ao ler esse conteúdo longo, de forma a separar o texto em tópicos, para que a leitura seja leve e não cansativa.
Inclusive, a forma como o texto será escrito é muito importante, já que ele precisa trazer dados, informações relevantes e claras, mantendo o leitor interessado.
Além da qualidade do conteúdo escrito, a formatação dele e o design do eBook são relevantes para deixá-lo mais atrativo e reforçar a identidade visual, por isso, capriche nessas questões.
Por fim, a divulgação é um ponto significativo desse material, para que ele chegue nas pessoas certas e atinja os objetivos.
Portanto, crie postagens nas redes sociais, faça CTAs sobre o eBook em blog posts, entre outras formas de divulgação.
Como utilizar eBooks na estratégia digital?
Uma pergunta comum a respeito desse tema é sobre como usá-lo na estratégia digital de marketing de conteúdo.
Você pode disponibilizá-lo como forma de recompensa para seus clientes, que, ao se cadastrarem, podem ter acesso ao conteúdo.
Uma outra dica é trazer dados sobre determinado produto ou solução, conquistando clientes em potencial.
Além disso, uma boa estratégia é citar o livro digital em posts de blog e redes sociais, como complemento do conteúdo, incentivando seu download.
Percebeu como utilizar eBooks pode ser interessante para sua empresa? Podemos ajudar! Entre em contato e vamos, juntos, definir a melhor estratégia de posicionamento digital para o seu negócio.