ALERTA DE SPOILERS de Do que as mulheres gostam : Mesmo sendo um filme antigo, que a gente torce para que você já tenha visto, precisamos alertar sobre isso.
Sinopse de ” Do que as mulheres gostam “
Já pensou em poder ouvir os pensamentos das mulheres? É isso que acontece com o protagonista Nick Marshall (Mel Gibson) na trama do filme “ Do que as mulheres gostam? ”. Ele, um típico homem machista, de mente fechada, repleto de problemas de relacionamentos, tanto na vida pessoal quanto no seu trabalho, acaba sofrendo um forte choque ao cair numa banheira com um secador elétrico, o que muda bastante as coisas.
Misteriosamente, ele passa a ter o dom de ler os pensamentos das mulheres. E como ele se aproveita disso? Primeiro ele agrada sua chefe, se aproxima de mulheres, entende melhor sua filha e quando menos percebe já muda seu estilo de vida. E nós, o que podemos aprender com isso?
Lições que podemos ter com “Do que as mulheres Gostam?”
Vamos contextualizar com nossa vivência em publicidade e marketing: Percebe-se que no filme, o personagem inicia a trama representando um péssimo profissional, cultivando relacionamentos rasos, superficiais, sem conhecer realmente as pessoas que lhe deveriam mais importar, no caso, as mulheres que lhe cercam. E quando ele passa a viver numa nova realidade após o choque, entende a real importância do comportamento delas (comportamento do consumidor), e até passa a se beneficar com a forma que ele usa a novidade a seu favor. Ele e todas elas, todo mundo sai ganhando.
A gente pode e deve saber o que os consumidores pensam, e nem precisamos levar um baita choque desses pra colocar isso em prática. Na nossa realidade, fatores como boas pesquisas de mercado, bons relacionamentos pré e pós-venda, trabalho em equipe desde a coleta do briefing à criação e produção, e muitas outras táticas e estratégias nos ajudam a entender o que diferentes tipos de público desejam.
Como transmitir uma mensagem depende muito da forma que as pessoas vão recebe-la e como estão aptas a receber (meio e disponibilidade pessoal, respectivamente). Então falar a linguagem desse público, (oral, textual e graficamente falando), saber vender nos momentos ideais e pontos de vendas corretos, ficar atento a oportunidades e desenvolver ações criativas que cativem essas pessoas são apenas algumas das ações que podemos aplicar no dia a dia com nossos clientes.
E esse processo é alimentado diariamente, podendo ser aperfeiçoado com novas pesquisas, testes e ações, sempre atualizando e se moldando aos novos objetivos, desejos e pensamentos dos públicos. Já que não dá pra ler mentes, vamos entendê-las e nos adaptar!