Não só de ficção, fantasia, drama e ação vive o cinema. Esse universo de cores, imagens, personagens e histórias também pode nos ensinar muito sobre comunicação, marketing, vendas, publicidade e propaganda, muitas vezes baseados em fatos e experiências reais. Pensando nisso, resolvemos selecionar seis grandes filmes que podem agregar boas e novas ideias ao seu negócio. Enquanto você relaxa vendo um filminho, você também absorve conteúdo relevante. Confira a seguir nossas sugestões.

 

A rede social (2010)

Sinopse:

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Mark usa uma motivação da sua vida para ter novas ideias, mesmo que forma “vingativa”. No entanto, podemos nos inspirar em outras motivações da nossa vida para agirmos com ousadia com nossos planos e ideias na empresa.

Aprenda também o modo que as pessoas se relacionam em meio às crises, as quais houveram muitos durante a trama. Existem, são comuns, mas a capacidade de lidar com tudo isso depende do seu tipo de liderança e seus valores. Repare também no engajamento inicial que a novidade trouxe ao mundo e compare com a dimensão que o Facebook se tornou atualmente. Isso tudo comprova que Mark soube usar com maestria as ferramentas do marketing digital para crescer. E você, sabe como usar o que está ao seu alcance?

__________________________________________

Chef (2014)

Sinopse:

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Este filme mostra a influência que um artigo pode ter na reputação de um negócio, desde quando é elogiado ou criticado. Esse universo vai além de críticas profissionais, como no filme, passando pelas redes sociais e sites atuais de avaliação, com, na maioria das vezes, comentários de clientes muito insatisfeitos ou muito satisfeitos, praticamente não existe meio termo. Um comentário, online ou boca a boca, faz toda a diferença na imagem do seu negócio.

Fique atento também à forma que o filme lida com “inovações”, relacionando às receitas novas do protagonista. Sua criatividade reergueu sua reputação. Ele não teve medo de recomeçar, nem de inovar. Sua constante atualização de cardápio exemplifica o quanto precisamos nos moldar às novidades e tendências para manter nossos clientes felizes, atualizados e no mesmo ritmo que o seu. A comunicação criativa, reinventada e atrativa do trailer do personagem também é muito bem retratada no filme, quando ele gera marketing positivo novamente a algo ligado a seu nome. As pessoas confiam novamente quando a comunicação é bem feita,

__________________________________________

Fome de Poder (The Founder)

https://www.youtube.com/watch?v=hpSRzLUFkN4

Sinopse:

A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Este filme mostra a verdadeira história da ascensão da marca mais famosa de fast food do mundo, o Mc Donalds, que vai além do controle dos irmãos criadores da marca. Toda a grandeza da marca não teria chegado na metade do que é hoje sem os pensamentos visionários de um grande empresário. Ainda que o filme apresente a parte “negativa” dos fatos, como atitudes fora da ética profissional, nosso foco deve ser nas transformações no ramo alimentício unidos à inovação no marketing que elevaram o nome da empresa.

__________________________________________

O lobo de Wall Street (2013)

https://www.youtube.com/watch?v=OI_gbQPjYBE

Sinopse:

Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos, mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Um filme focado em como ter diferencial no setor de vendas, o que mostra claramente os excelentes resultados financeiros aos envolvidos. Os consumidores finais atuais, os compradores, são mais desconfiados, mais espertos, mais atentos, e não são facilmente levados por qualquer tipo de venda. As pessoas querem vantagem, duração no relacionamento, não apenas o produto em si. Então o filme mostra bem o poder de convencimento que pode-se ter com um novo tipo de abordagem nas suas vendas, isso envolve desde o atendimento no dia a dia à comunicação externa do seu negócio.

__________________________________________

Amor por contrato (The Joneses) (2009)

Sinopse:

Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. Tanto Steve (David Duchovny) e sua esposa Kate (Demi Moore) quanto seus filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) são bonitos, populares e confiantes. Além disto, a casa dos Jones é luxuosa e repleta de aparelhos de ponta. A situação provoca a inveja dos vizinhos, especialmente em Larry (Gary Cole) e Summer Symonds (Glenne Headly). Só que este é exatamente o desejo que os Jones querem causar. Eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da empresa LifeImage. Os Jones são a mais nova estratégia de marketing da empresa, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo de forma a dar vida aos seus produtos. Ou seja, dar visibilidade de forma que as pessoas que convivam com esta família desejem ter estes produtos. Tudo corre bem para os Jones, até que um dia KC (Lauren Hutton), supervisora da LifeImage, resolve visitá-los. KC alerta que Steve não está indo bem em sua função e o estimula a pôr em prática seu instinto de vencedor. Para tanto Steve decide focar em Larry, que o idolatra e está disposto a ganhar muito dinheiro para ser igual a ele. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Mais um filme sobre posicionamento de marca. Quando você é referência no mercado, as pessoas com certeza apostam no que você oferece, desde uma novidade inusitada ao item mais comum de uso diário que você diz ter o melhor. Isso se constrói com relacionamento forte com o cliente, boa imagem, boa reputação, valores fortes, assim todos vão querer ser “como você”, como os vizinhos querem ser a família perfeita no filme.

Mas fique atento também porque, se tornando uma referência por “oferecer o melhor”, a concorrência surge e vem com força. Então esteja preparado para ainda assim se destacar. E isso não envolve preço apenas, envolve um trabalho forte de branding e garantia de qualidade para se manter sempre em top of mind nos seus clientes.

__________________________________________

Obrigado por fumar! (2005)

Sinopse:

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disso, Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo. (AdoroCinema.com).

Em que prestar atenção no filme:

Um filme que mostra o quanto persuasiva a publicidade pode ser. São abordagens que permitiram o empresário do filme contornar problemas, mascarando a verdade muitas vezes e convencendo as pessoas de continuarem consumindo seus produtos. Claro que no contexto do filme, por serem cigarros, que são noviços à saúde, muita coisa se torna exagero ou algo antiético, mas é a essência dessas abordagens que surpreende a nós profissionais de propaganda. Uma boa comunicação, ações de marketing e diferentes abordagens atraem novos olhares, novos admiradores e, inclusive, fideliza clientes ao seu negócio. Ser comum não vale mais, as pessoas querem ser surpreendidas! E a comunicação tá aqui pra isso: Convencer todo mundo de que seu produto é o que todos precisam SIM.

__________________________________________

Curtiu nossas dicas? Vai curtir mais ainda quando assistir todos os filmes! Conta pra gente depois aqui nos comentários qual deles você mais gostou. Já falamos antes sobre outro filme muito importante para a publicidade aqui no blog, relembre.