Estar atento a estratégias de marketing e comunicação inovadoras e eficientes é um pré-requisito para quem quer impulsionar seu negócio. O neurobranding é uma dessas estratégias que podem fazer a diferença na sua empresa.

Mais que apresentar um produto ou serviço, estabelecer uma ligação com o consumidor é cada vez mais necessário para mantê-lo com o seu empreendimento e conquistar novos clientes.

Leia o artigo e entenda melhor como o neurobranding é capaz de aprimorar o desempenho da sua empresa!

O que é neurobranding?

Por estudar o funcionamento da mente humana, a neurociência pode trazer grandes contribuições à criação de estratégias de marketing.

O neurobranding é uma vertente dessa área e se concentra na relação entre organização e consumidor, tendo em vista o comportamento emocional do ser humano.

Ou seja, essa aplicação observa o comportamento do consumidor frente à marca, analisando o que chama sua atenção e o que leva o indivíduo a adquirir um produto ou serviço.

Por esse motivo, o neurobranding permite que uma empresa encontre estratégias de marketing mais eficientes para não apenas alcançar o público, mas estabelecer uma ligação com ele.

Quais as vantagens de criar essa conexão emocional?

Estudos demonstram que as emoções são um fator de grande influência sobre o consumidor, especialmente quando se trata de realizar uma aquisição espontânea.

Isso significa que estabelecer uma conexão emocional com o indivíduo facilita a tomada de decisão de adquirir um produto ou serviço, pois desperta no subconsciente o desejo de realizar essa ação.

Além disso, essa relação de proximidade entre marca e consumidor é fundamental para consolidar uma imagem positiva da sua empresa.

Despertar o sentimento de confiança em seus clientes é essencial para que sua marca seja recomendada por eles, gerando um maior alcance do seu negócio e fixando sua presença na memória do consumidor.

Não é preciso muito esforço para lembrarmos de casos em que, como consumidores, passamos a ter uma conexão emotiva com uma organização. 

Aromas que lembram a infância, cores que despertam sentimentos, histórias com as quais nos identificamos e imagens que prendem nossa atenção podem ser encontradas em propagandas de muitas grandes marcas.

Como aplicar o neurobranding?

Há mais de uma forma de aplicar os estudos dessa área no seu negócio.

Uma estratégia interessante é usar o storytelling e compartilhar sua história.

Ser transparente é sempre agradável aos olhos do consumidor e fazer isso de forma envolvente, contando a história da sua marca, seus desafios e suas conquistas, é uma boa maneira de se ligar ao seu público.

Outra maneira de aplicar o neurobranding consiste em definir um propósito para o seu negócio.

Estudos demonstram que cerca de 69% dos brasileiros compram produtos de uma marca em virtude de seus valores.

Por isso, pode ser interessante demonstrar que o lucro não é seu único propósito e que seu negócio também se preocupa com o cliente.

Nesse sentido, recompensar o consumidor também é uma forma de reforçar que ele importa para a sua empresa.

Isso pode ser feito através de cupons, brindes e até promoções, que fazem com que o cliente se sinta valorizado e incentivado a realizar a compra.

Além disso, a utilização de gatilhos mentais também pode atuar sobre o emocional de uma pessoa que esteja procurando por um produto. 

Para isso, é possível despertar um sentimento de urgência na compra utilizando expressões como “últimos dias de promoção” ou “última oportunidade”.

Por fim, a identidade visual também pode desempenhar um papel importante, através da utilização de determinadas cores e outros elementos visuais, buscando gerar sentimentos positivos e uma experiência agradável no contato com a sua marca.
Após ter conhecido as vantagens de aplicar o neurobranding às estratégias de marketing da sua empresa, continue por aqui e leia nosso post sobre o que são e como conseguir backlinks!