Já ouviu falar em storytelling? 

Em inglês, se traduzido literalmente, significa contar histórias. 

Isso quer dizer que storytelling é basicamente a técnica de contar histórias para prender a atenção do leitor sobre determinado assunto.

Contudo, não basta criar uma narrativa de forma solta e que não flua naturalmente, isso pode, até mesmo, atrapalhar e fazer com que o leitor se canse. 

Para isso, existe uma série de práticas para utilizar storytelling nas estratégias de comunicação e conseguir bons resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é storytelling?

Na prática, storytelling é um conjunto de técnicas narrativas que desenvolve e adapta histórias com começo, meio e fim, podendo envolver cenários, personagens, conflitos e uma mensagem.

É um modo de prender a atenção do leitor de forma que instigue a curiosidade, fazendo com que ele consuma aquele conteúdo até o fim.

A curiosidade é um dos maiores gatilhos mentais com eficácia comprovada na hora de vender algo, seja um produto ou uma ideia.

Se utilizada de forma guiada e com propósito, ela se torna uma forte aliada na estratégia de marketing digital.

E é isso que esse conceito propõe!

Embora algumas pessoas pensem que para utilizar essa técnica é necessário um conteúdo longo e minucioso, existem diversas formas de contar uma história, ainda que curta e direta, e atingir seu propósito.

Como utilizar storytelling?

Não existe fórmula mágica ou tutorial de sucesso para utilizar o storytelling. 

É preciso conhecer seu público para saber quais elementos utilizar e como conduzir a história.

Existem três principais formas de utilizar o storytelling e abordaremos um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Storytelling como conteúdo;
  • Como parte do conteúdo;
  • Como estrutura do conteúdo.

Storytelling como conteúdo

Quando falamos sobre storytelling, o primeiro método que vem à cabeça é este.

Todo conteúdo é minimamente pensado para possuir uma narrativa completa com  personagens, ambientação, obstáculos e uma mensagem clara revelada ao final da leitura. 

É como um filme com começo, meio e fim que faz o leitor se envolver e não conseguir parar de ler até compreender a mensagem contida nele. 

Como parte do conteúdo

Esse método é quando você insere uma narrativa no meio de um conteúdo para ilustrar algo de forma mais lúdica para o leitor.

É uma forma de explicar um ponto de vista ou uma situação. Isso deixa o conteúdo mais leve e com fácil entendimento.

Contudo, é preciso ter cuidado para não inserir uma história fora de contexto. 

Tudo tem que fazer sentido e encaixar com o restante da ideia de maneira fluída.

É como um complemento. Você conta uma breve história para reforçar ou explicar algo.

Como estrutura do conteúdo

Esse método é o mais utilizado nas estratégias de marketing de conteúdo.

Em vez de contar uma história, o autor utiliza as técnicas do storytelling para estruturar uma ideia, explorando diversos elementos de forma menos explícita.

Não é necessário utilizar um cenário, personagens ou nada do tipo para conseguir montar uma estrutura em forma de história para prender o leitor da mesma forma.

Nesse contexto, não fica evidente que é uma história, mas a técnica segue com o mesmo propósito e mantém o leitor preso até o fim.

Independentemente da forma escolhida para utilizar esta técnica, é necessário ter um planejamento muito bem definido com a mensagem a ser passada para não perder o fio da meada no meio da produção.

Tudo precisa estar interligado para que faça sentido. Outra coisa que precisa estar bem estabelecida é a essência da marca. 
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nesse post que escrevemos sobre essência da marca!