O que é e por que fazer curadoria de conteúdo? Essas provavelmente são as maiores questões de gestores ao ouvirem falar sobre essa estratégia, famosa entre organizações.

Quando se fala em marketing digital e internet, conhecer perfeitamente seu público-alvo é muito importante, mas não basta. É necessário entregar o que ele precisa e acertar na hora de realizar.

Um grande exemplo disso é a oferta de conteúdo. Conhecer os termos, necessidades e até mesmo formas de fazer pesquisas para conseguir aparecer entre os primeiros resultados dos buscadores organicamente, para ganhar cliques e leitura, é essencial.

Assim como entregar nesses materiais as respostas que essas pessoas procuram. Seja, por exemplo, sobre o funcionamento de um produto ou até mesmo a hora certa de usar determinada solução.

Por falar em produção de conteúdo, a curadoria entra como um de seus braços para auxiliar produtores de materiais, gestores e publicitários a atenderem seus públicos da melhor forma.

Entenda melhor neste artigo o que é curadoria de conteúdo e porque ela é tão importante para suas estratégias, seja qual for sua empresa.

O que é curadoria de conteúdo?

Ao falar em curadoria, geralmente, as pessoas associam ao ato de pesquisar, contextualizar e apresentar determinados assuntos, como, por exemplo, a escolha das melhores obras de arte para uma exposição.

Então, ela pode ser realizada de diferentes maneiras, seja pesquisando materiais de terceiros, para apresentar aos seus clientes resultados satisfatórios, utilizando um infográfico, ou fazendo uso desses dados para otimizar seus textos.

Por último, não é possível esquecer do formato em que se mesclam conteúdos seus, já existentes, com novidades de outros produtores. Mas claro, com os devidos créditos.

Engana-se quem pensa que a curadoria de conteúdo é apenas copiar links e jogar uma chuva de dados para as pessoas. Na verdade, trata-se de um processo calculado, onde o curador irá se atentar ao público-alvo e seus interesses, entregando algo personalizado.

Quais os benefícios?

Agora que você já sabe o que é a curadoria de conteúdo, deve estar se questionando sobre os benefícios desse trabalho na prática, para ver se vale realmente a pena adicionar mais um processo na sua rotina de marketing digital.

Em primeiro lugar, pode-se citar que o papel do curador é de poupar tempo dos usuários, evitando fazer longas pesquisas sobre determinado assunto para atender suas necessidades

Um compilado dos melhores materiais para aquele nicho é uma forma de encurtar caminhos e também mostrar autoridade no assunto, de forma a não deixar gargalos de conhecimento, mesmo que no blog da sua empresa não tenha aquele conteúdo completo, por exemplo.

Outro grande benefício que pode ser percebido ao começar esse tipo de trabalho é a melhoria da comunicação e o estreitamento da relação, seja com clientes ou leads, que estão muitas vezes a um passo de fazer a compra e precisam desse fator decisivo.

Não é à toa que esse processo está em alta, já que esses benefícios são o grande foco do marketing de conteúdo, por isso que a curadoria entra como uma aliada que não tem grandes custos e apresenta resultados palpáveis, sem data de validade.

Como fazer a curadoria?

Após saber o que é curadoria de conteúdo e conhecer seus benefícios, é hora de colocar em prática essa estratégia.

Apesar de ter algumas formas de ser feita, a curadoria geralmente apresenta três principais etapas, sendo a primeira a pesquisa, onde o curador irá encontrar o maior número de materiais possíveis.

Depois, é hora de filtrar e contextualizar essa grande massa de conteúdo, seja na adequação da linguagem, análise da necessidade do cliente e em como esses materiais podem agregar, dentre outras ações, na realidade da sua empresa.

Por último, e não menos importante, está uma das fases mais necessárias e que deve ter atenção, a divulgação. Seja na newsletter ou até mesmo nas redes sociais, esse material deve ter uma chamada interessante e puxar a atenção das pessoas.
Não é interessante como a curadoria de conteúdo pode fazer uma grande diferença em empresas de diferentes setores? Aproveite para continuar por dentro do mundo da produção de conteúdo e saiba por que e como usar eBooks na sua estratégia.