Você sabia que uma apresentação de impacto pode ser um dos fatores determinantes para a decisão do cliente em escolher a sua empresa? 

Pense na seguinte situação: muitos slides cheios de texto, cansativos, sem identidade visual, feitos na pressa e sem nenhum planejamento, juntos com uma exibição demorada e sem grandes surpresas.

É difícil que uma introdução feita nessas condições atraia o cliente e faça com que ele realmente se interesse pelo seu empreendimento, principalmente se estiver em dúvida entre sua organização e uma concorrente, por exemplo.

Apesar de parecer uma história difícil de acontecer nos tempos atuais, apresentações feitas sem a devida cautela e estudo, assim como sem uma preocupação em surpreender o cliente em potencial, são mais comuns do que deveriam.

Sendo assim, se você quer entender o potencial que uma apresentação de impacto pode ter para as vendas da sua empresa e aprender algumas dicas para criar a sua, continue a leitura.

Qual a importância de uma boa apresentação?

Mesmo que sua organização seja referência no setor, tenha valores atrativos, equipes experientes, grandes cases de sucesso e demais qualidades que podem atrair facilmente muitos clientes, é preciso que saiba apresentar isso a eles.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da frase: “a primeira impressão é a que fica”, quando se trata de empresas é uma grande verdade.

É raro que todos os interessados em sua marca irão se satisfazer com as informações contidas no site ou em demais pontos de contato, sendo necessário enviar uma apresentação de impacto para eles.

Além de ser mais uma chance de mostrar o potencial da sua organização, é uma forma de ganhar credibilidade e influenciar positivamente na decisão de compra do cliente.

Principalmente agora, com a tecnologia em seu auge e as pessoas cada dia mais informadas e exigentes, mostrar o melhor da sua empresa é uma necessidade cada dia mais presente. Por isso, fazer uma boa apresentação é essencial.

Como criar uma apresentação de impacto para o cliente?

Ao falar sobre esse tema, algumas pessoas acreditam que essa necessidade seja suprida por uma boa oratória.

De fato, ter essa qualidade é muito importante, mas a exibição de um projeto, por exemplo, necessita de outros fatores que são igualmente ou mais importantes do que a oratória do representante.

Entenda a seguir o que uma apresentação de impacto deve ter para ser crucial no fechamento de negócios.

Utilize gatilhos

Gatilhos mentais são grandes aliados de uma apresentação forte, pois geralmente são eles que fazem o cliente em questão se questionar do porquê tomar determinadas decisões, assim como incentiva a decidir pela sua empresa.

Eles devem ser escolhidos depois de um estudo sobre o público-alvo, o mercado e, claro, os objetivos que sua organização tem com a apresentação.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, como, por exemplo, os de escassez, reciprocidade e empatia, que devem ser usados na hora certa.

Seja direto

Uma grande quantidade de texto pode ser bem-vinda em outros formatos de contato com o cliente, como em um blog ou e-book, falando de maneira completa sobre determinado assunto ou conceito.

Já numa apresentação de impacto, você deve ser direto e atentar-se a usar a quantidade de texto suficiente para tirar dúvidas ou exprimir suas ideias sem grandes desafios.

Invista no design

O design é muito importante para tornar a exibição ainda mais atraente e marcar a memória de quem a recebe. 

Utilizar as cores da identidade visual da empresa, usar imagens de qualidade e elementos criativos pode fazer toda a diferença.

Além disso, um bom design indica que sua organização é experiente nesse quesito, que dependendo do setor de atuação pode ser essencial para a tomada de decisão do cliente.
Agora que você viu nossas dicas de como fazer uma apresentação de impacto, saiba também porque usar vídeo como produção de conteúdo pode ser uma boa pedida.