Se você acha que a Coca-cola, Mcdonald ‘s, Starbucks, Honda e muitas outras empresas conhecidas mundialmente nunca fizeram redesign de marca, é hora de mudar de ideia.

Mesmo que seja quase automático lembrar das cores, logo, tipografia e até mesmo a comunicação visual dessas empresas, nem sempre tiveram os mesmo elementos como são agora.

Inclusive, quanto mais antiga a marca, maior a necessidade de se inovar com o passar do tempo e encontrar em novos elementos, símbolos e até mesmo ressignificação do logo uma melhor forma de ser reconhecida perante as inovações.

Pense em você mesmo: faria sentido se vestir, tomar decisões e até mesmo pensar igual há 15 anos? A verdade é que até nós mesmos passamos por inovações constantes de aprendizados, pontos de vista, vivências e acontecimentos variados.

Um curso novo, experiências de trabalho, conhecer pessoas novas, ter um grande momento profissional e demais momentos são responsáveis por tornar quem você é hoje, de forma que o seu eu mais antigo não o representa mais.

O mesmo acontece com empresas de diferentes tamanhos e setores de atuação, que olham para o seu design e não se sentem mais representadas, já que ele foi criado em uma época diferente, de forma que também precisa ser melhorado.

Já pensou se as marcas da década de 50 continuassem exatamente com as mesmas tipografias, cores, designs e logos? No mínimo iriam ser consideradas antiquadas pelas antigas tendências de branding e poderiam até deixar de ser uma opção para as pessoas.

Pensando em ajudar a sua empresa a ter ainda mais sucesso, criamos este post que fala sobre os motivos principais que indicam que está na hora de investir no redesign de marca. Continue por aqui e anote todas as dicas.

Quando investir em redesign de marca?

Sentiu que aquela identidade não representa mais o momento atual da sua empresa? Tenha a certeza de que é hora de inovar com os motivos que citaremos a seguir.

Marca poluída visualmente

Logomarcas antigas tendem a seguir estética e tendências mais retrógradas, de forma que não é raro encontrar composições exageradas e repletas de cores, elementos e demais fatores, diferente do que encontramos hoje em dia.

É importante levar em conta que o logo é parte fundamental do branding da sua empresa e precisa ser objetivo, claro e transmitir uma imagem positiva da sua marca.

Um logo bagunçado e de fácil entendimento apenas coloca em xeque a credibilidade da sua organização.

Layout não funcional

Sabe aquele branding que não se encaixa em quase nenhuma peça ou produção da marca? Desde um cartão de visita até um papel timbrado.

O layout quando não é funcional traz uma série de impedimentos para o desenvolvimento de criativos, o que pode manter os conteúdos sempre semelhantes e sem fluidez.

Mudança no público-alvo ou nas soluções oferecidas

Pode acontecer da sua empresa mudar aos poucos o público-alvo, os produtos oferecidos e até mesmo a forma de atuar.

Existem marcas que até então eram especializadas em um determinado material, como os tecidos, e decidem migrar para o mercado da moda desenvolvendo coleções.

Pode até ser dentro do mesmo universo, mas não é a mesma área, sendo necessário investir no redesign de marca.

Identidade visual sem força de mercado

Aqui vai uma dica que também serve como alerta. O seu logo pode até ser moderno, mas será que ele possui o suficiente para se destacar?

Existem muitas empresas que perdem espaço no mercado justamente pelo fato de não terem destaque perante as demais marcas do setor de atuação.

Incoerência com cores e elementos escolhidos

Uma identidade visual que tem verde, vermelho, amarelo, azul e dourado, por exemplo, causa mais uma confusão visual do que harmonia, certo?

Não há nada de errado nessas cores ou em combinar algumas delas, mas tantos tons juntos assim podem até incomodar o cliente visualmente.

E aí, preparado para inovar em todos os aspectos da sua empresa? Conte com a Macondo! Somos especialistas em comunicação e design. 

Nossa equipe está preparada para expressar o melhor da sua empresa. Entre em contato.