O User-Generated Content, mais conhecido como UGC, pode ser um bom recurso para melhorar o seu posicionamento digital.
Esse tipo de conteúdo é gerado diretamente pelos usuários das redes sociais, o que faz dele uma manifestação espontânea e orgânica da relação entre marca e cliente.
Por esse motivo, é fundamental conhecer melhor esse recurso, entender quais são as suas vantagens e de que maneira ele pode estar integrado a uma estratégia de marketing.
Neste conteúdo, explicamos tudo isso para você. Continue a leitura e entenda por que o UGC é tão importante para as suas estratégias!
O que é conteúdo gerado pelo usuário (UGC)?
Antes de mais nada, é importante entender o conceito e saber identificá-lo ao acessar as redes sociais e outros ambientes digitais.
O conteúdo gerado pelo usuário é um tipo de postagem orgânica e espontânea, que surge a partir dos próprios consumidores de uma marca, em vez de ser parte de uma campanha de marketing da empresa.
Alguns exemplos que podem ser encontrados em diferentes plataformas são as avaliações de produtos e serviços, que são feitas por meio de publicações no perfil do próprio usuário.
Vale lembrar que esse não é o caso das postagens elaboradas pelos influenciadores digitais, que não produzem esses conteúdos de maneira orgânica.
Assim, o UGC tem uma grande relevância para as marcas, podendo ser um ótimo complemento aos conteúdos tradicionais.
Benefícios do UGC
Mas, afinal, por que esse recurso é tão importante?
A espontaneidade do conteúdo gerado pelos usuários tem um grande potencial para aumentar a confiança dos consumidores na sua marca.
Afinal, eles sabem que a pessoa que fez a publicação e deu uma avaliação positiva à sua empresa não foi paga para isso, o que significa que aquela é a sua experiência verdadeira.
Nesse sentido, essa prova social também pode ajudar muito no engajamento do público em relação à sua marca e no crescimento do seu alcance nas redes sociais.
Com toda essa repercussão, o resultado é um posicionamento digital mais forte e até mesmo uma redução de custos, já que esses conteúdos são gerados gratuitamente.
Por isso, subestimar o UGC é um erro grave, que a sua empresa não deve cometer.
Como implementar uma estratégia de UGC?
Tendo em mente que esse tipo de conteúdo é gerado pelos próprios usuários, é preciso traçar estratégias para estimular ao máximo essa produção e aproveitá-la sempre que possível.
Um exemplo de ação que pode ser aplicada para cumprir esse propósito é participar das trends que circulam nas redes sociais, convidando os consumidores a participarem com a marca.
Além disso, é importante dar a devida atenção às publicações e fazer com que os consumidores se sintam valorizados, o que representa um estímulo fundamental para que continuem gerando conteúdos.
Isso significa que é preciso comentar as publicações, responder mensagens e até mesmo repostar os conteúdos mais relevantes e de alta qualidade.
A partir dessas ações, basta monitorar as estratégias de UGC e analisar o impacto gerado sobre as métricas de marketing, buscando entender o que pode ser melhorado.
Dessa forma, você estará aproveitando ao máximo o potencial do conteúdo gerado pelo usuário.
Para saber mais sobre outras estratégias de marketing, continue por aqui e entenda por que a escrita criativa é a chave para conteúdos irresistíveis!