A escrita criativa é um recurso muito utilizado na elaboração de campanhas de marketing de conteúdo.
Segundo dados da Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em uma parceria entre Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento.
O marketing de conteúdo é uma das ações praticadas no ambiente online que pode ser usado para:
- fortalecimento da marca,
- desenvolvimento de relacionamentos marca x público,
- captar novos clientes.
O crescimento do marketing de conteúdo permite que um grande volume de textos circule nos blogs, sites e redes sociais das empresas, exigindo estratégias por parte dos redatores para que as criações atraiam e despertem o interesse pela leitura dos usuários.
Uma das estratégias é a escrita criativa, prática que foge dos tradicionais padrões das produções e que objetiva despertar o foco e atenção para a leitura, do início ao fim.
Quer saber como desenvolver a escrita criativa nas suas ações de marketing? Continue a leitura e confira.
O que é escrita criativa?
Existe uma história de que um velho amigo do jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro Olavo Bilac queria muito vender um sítio e pediu ao escritor que redigisse o anúncio para que ele pudesse publicá-lo no jornal.
Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto:
“Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”.
Meses depois os amigos se encontram por acaso e o poeta pergunta se a casa já foi vendida. Para sua surpresa, o proprietário diz que depois que leu o anúncio desistiu de fazer negócio porque percebeu a maravilha que possuía e não se dava conta.
Trouxemos esse exemplo de anúncio redigido no século XIX para explicar que a escrita criativa é a capacidade e a criatividade que uma pessoa tem em desenvolver textos que atraiam a atenção do leitor para o conteúdo e desperte nele a vontade de consumi-lo do início ao fim.
3 dicas para romper os bloqueios e exercitar a escrita criativa
Muito utilizada no marketing, a escrita criativa não é uma habilidade nata que vem de berço, mas pode ser desenvolvida e aperfeiçoada no dia a dia.
Para isso, você precisa:
Crie o hábito da leitura
Para quem deseja criar conteúdos irresistíveis usando a escrita criativa, o primeiro passo é criar o hábito da leitura.
Ler ajuda a enriquecer o vocabulário, exercita o pensamento crítico e também permite pensar fora da caixa, pontos essenciais para desenvolver a capacidade criativa.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, indica que as pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar diversas formas de pensar e passam a entender com mais facilidade diversos aspectos sobre um mesmo assunto.
Ou seja, ler fortalece a criatividade e favorece a construção de ideias criativas.
Exercite a curiosidade
Para desenvolver e aperfeiçoar a escrita criativa, precisamos explorar o desconhecido e o novo, por isso faça da curiosidade a sua aliada.
Às vezes, nos condicionamos a pesquisar somente sobre os temas que nos interessam e que fazem parte do nosso dia a dia.
Quanto mais informações, dados e referências você tiver, mais simples será organizar o pensamento e encontrar inspiração para redigir um conteúdo.
Por isso, procure sempre por assuntos diversos, busque saber de opiniões e pontos de vista de terceiros e leia os diferentes tipos de textos, seja poesia ou conteúdos científicos, até relatórios e obras de ficção.
Tenha uma rotina de escrita
Nada melhor do que exercitar a escrita criativa do que praticar diariamente a construção de textos.
Você pode começar, por exemplo, dedicando alguns minutos por dia para narrar o seu dia ou o seu trabalho.
Depois comece a trabalhar escrevendo pequenos textos, seja para newsletter, e-mails, redes sociais e vá aperfeiçoando para chegar em conteúdos de sites, blogs, e-books, etc.
Agora que você conferiu o que é escrita criativa e como elaborar conteúdos irresistíveis, que tal continuar no nosso blog e ler também sobre: processo criativo: o segredo das ideias inovadoras?