O Google Analytics 4 está chegando para substituir o Universal Analytics, com uma migração definitiva prevista para o próximo ano.
Além de mudanças na interface, a migração para a nova versão também envolve novas métricas, outras possibilidades de exploração de dados e um modelo centrado em eventos.
À medida que a mudança se aproxima, é importante conhecer as principais alterações na ferramenta e adequar as estratégias do seu negócio a essa nova dinâmica.
Por isso, neste post, explicaremos quais fatores estão envolvidos na migração para o Google Analytics 4 e quais vantagens o processo pode oferecer. Confira!
Quais são os principais benefícios da migração para o Google Analytics 4?
Embora seja necessário abandonar o Universal Analytics até o dia 1 de julho de 2023 e readequar estratégias ao Google Analytics 4, o processo de migração pode trazer diversas vantagens.
As alterações realizadas têm como objetivo um desempenho mais eficiente da ferramenta e a aplicação de tecnologias mais atualizadas, que contribuem com o acompanhamento do site e do comportamento do usuário.
Mensuração centrada no usuário
O foco no usuário já é uma tendência que vem se desenvolvendo em diferentes áreas, a exemplo do UX Design, que busca promover uma experiência mais positiva para aqueles que visitam uma página na internet.
No Google Analytics 4, o usuário ganha destaque a partir de uma mensuração focada no seu comportamento durante o acesso às páginas monitoradas pela ferramenta.
Por meio dessa mensuração, é possível compreender melhor a maneira como os indivíduos interagem com o site, permitindo uma análise mais detalhada da jornada do usuário.
Um exemplo disso é que a ferramenta permitirá a visualização das ações empreendidas pelo visitante do site antes da conversão.
Insights usando machine learning
Outra vantagem proporcionada pelo Google Analytics 4 é a possibilidade de acompanhar tendências e insights relevantes para as estratégias empregadas no seu site.
Por meio da tecnologia de machine learning, a ferramenta estará constantemente analisando os dados recebidos e, a partir deles, disponibilizará alertas gerados por detecção automática.
Assim, a ferramenta também passa a identificar diferentes grupos e fazer previsões em relação ao seu comportamento, o que permite a elaboração de estratégias com um direcionamento mais assertivo, que ainda podem ser aprimoradas por meio de uma análise de resultados.
Integração profunda com Google Ads
A análise de dados de usuários proporcionada pela ferramenta é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais efetivas.
Nesse sentido, compreender como os indivíduos interagem com a empresa no ambiente digital permite que as mídias pagas exibidas sejam mais relevantes para determinados grupos.
Assim, a integração com o Google Ads contribui com a criação de anúncios direcionados a um público-alvo melhor delimitado e que, portanto, podem gerar melhores resultados.
Além disso, um novo recurso do Google Analytics 4 disponibiliza dados a respeito do número de conversões realizadas após a visualização de anúncios no YouTube.
Eventos coletados automaticamente
Por fim, outro avanço em relação à versão anterior da ferramenta é a coleta automática de eventos.
Antes, apenas as visualizações de páginas eram rastreadas, de modo que outras informações só seriam coletadas mediante uma personalização da plataforma.
Agora, após as alterações da nova versão, eventos adicionais como dados sobre rolagem, cliques de saída, engajamento de vídeo e downloads de arquivos serão coletados automaticamente pela ferramenta, gerando análises mais precisas e detalhadas.
Quer garantir um posicionamento digital positivo e efetivo para a sua marca? Conte com a Macondo!
Oferecemos soluções em propaganda, publicidade e design, além de estratégias em mídia e marketing digital, para que o seu negócio alcance os melhores resultados.
Visite nosso site e conheça melhor nossos serviços!