Se você ainda não ouviu falar no marketing de guerrilha, é hora de conhecer essa estratégia que se destaca pela sua originalidade.

Ao promover uma marca, é preciso considerar diferentes ações e caminhos a serem seguidos, buscando aqueles que apresentam o melhor desempenho possível no contexto da empresa em questão.

Assim, vale a pena conhecer diferentes estratégias e dar uma chance àquelas que se destacam durante a procura.

O marketing de guerrilha é uma dessas possibilidades que costumam chamar atenção, seja pelo seu nome ou pelas suas ações cheias de criatividade. Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre ele!

O marketing de guerrilha 

Esse conceito foi criado na década de 1970, pelo publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson, que se inspirou na Guerra do Vietnã.

A aproximação pode parecer inusitada, mas o ponto levantado por Levinson era que, mesmo apresentando um poder de fogo muito menor, os vietnamitas superaram suas limitações usando táticas de guerrilha, que os fizeram derrotar seus adversários.

Assim, o publicitário estabelece uma comparação com as empresas que também não possuem grandes recursos, mas usam estratégias criativas e inovadoras para superar seus adversários.

Por isso, o principal elemento do marketing de guerrilha é a criatividade.

Isso inclui tanto ações online, especialmente nas redes sociais, quanto o marketing offline, que pode ser muito bem utilizado para impactar o público da marca.

Vantagens da estratégia de marketing de guerrilha 

Para aplicar essa estratégia, é preciso pensar fora da caixa e encontrar soluções verdadeiramente inovadoras, o que faz com que muitas das ações acabem chocando o público.

A ideia central é utilizar poucos recursos e alcançar máximo impacto, gerando mais visibilidade para a marca.

Assim, o marketing de guerrilha acaba se destacando por ser um bom caminho para quem não tem muitos recursos financeiros, mas deseja compensar esse fator com muita criatividade.

Para além de gerar uma ótima visibilidade para a marca, também vale lembrar que essa estratégia tem um bom potencial a ser explorado na criação de uma conexão emocional com o público.

Isso ocorre porque o impacto gerado pela aplicação de ações inovadoras e criativas pode ser um bom caminho para se aproximar dos consumidores e engajá-los nas campanhas.

Nesse sentido, a estratégia pode trazer uma série de vantagens para a marca, desde que seja elaborada com cuidado e muito bem aplicada.

Desafios e considerações ao utilizar marketing de guerrilha 

Como você pôde ver até aqui, essa é uma estratégia bastante ousada, desde a elaboração do conceito até as ações criadas a partir dele.

Assim, é preciso inovar constantemente e sempre trabalhar com criatividade. Pensar dentro da caixa não é uma opção.

Esse é um grande desafio para os profissionais envolvidos na elaboração das campanhas, já que é preciso aliar originalidade e economia de recursos.

Nesse sentido, não é tão fácil prever os resultados obtidos em cada ação, já que cada uma delas é única.

Por isso, antes de mergulhar de cabeça no marketing de guerrilha, vale a pena estudar bem o público-alvo da marca, conhecer ações de outras empresas e elaborar um planejamento cuidadoso, capaz de obter todos os resultados positivos que mencionamos anteriormente.

Dessa maneira, a marca ganha mais visibilidade, economia e ainda pode construir uma relação mais próxima com os consumidores.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e descubra também quais são as aplicações da inteligência artificial no marketing digital!