Para se posicionar no mercado com credibilidade, é preciso entender a fundo a relação entre marketing e governança corporativa.

Em um ambiente altamente competitivo, as empresas devem se destacar pela relação que criam com o público e até mesmo com eventuais parceiros e investidores.

Para isso, é preciso investir em ações que deem visibilidade ao negócio, mas que também despertem a confiança das pessoas, o que só pode ser feito a partir de uma atuação baseada em princípios como a ética e a transparência.

Por isso, neste conteúdo, explicamos qual é a relação entre governança corporativa e marketing, além de apresentar os principais benefícios de explorar essa conexão. Confira!

O que é governança corporativa?

Em primeiro lugar, vale a pena esclarecer melhor esse conceito.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o termo se refere ao sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, o que envolve os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle.

Nesse sentido, as boas práticas de governança visam basear a atuação da empresa em alguns princípios que se tornam recomendações objetivas a serem colocadas em prática em cada decisão tomada.

Alguns desses princípios são:

Como ela se relaciona com o marketing? 

Quando falamos em estratégias de marketing, é possível elencar diversos objetivos a serem atingidos.

No entanto, de modo geral, podemos notar que uma das grandes preocupações dessa área é a criação e manutenção de uma imagem positiva e de destaque para a marca com a qual se trabalha.

Para criar uma percepção positiva de uma organização, é preciso levar em conta diversos fatores e muitos deles estão ligados às boas práticas de governança corporativa.

Uma empresa que desperta a confiança de seus clientes, colaboradores, parceiros e investidores é aquela que atua com base em princípios e valores consistentes, como a transparência, a responsabilidade e um bom alinhamento estratégico.

Nesse sentido, essas duas áreas, o marketing e a governança, têm muito a contribuir uma à outra.

Benefícios de alinhar governança corporativa e marketing estrategicamente

O desempenho de uma marca depende de diversos elementos e a sua relação com o consumidor é um dos principais deles.

Afinal, para se dar bem no mercado, é preciso despertar o interesse das pessoas, criar uma relação de confiança e atender às expectativas estabelecidas, para que cada cliente adquirido também seja mantido.

Ao utilizar o marketing para criar uma imagem positiva para a empresa, é possível aumentar a confiança do consumidor e fortalecer a marca, além de criar estratégias alinhadas aos valores adotados pela organização.

Com base em princípios como transparência e responsabilidade, fica mais fácil se comunicar de forma efetiva com o público-alvo, criando uma conexão que beneficia a percepção da marca no mercado.

Por esse motivo, a governança corporativa precisa ser uma realidade nas ações da empresa e o marketing precisa estar atento aos princípios adotados para elaborar estratégias coerentes, capazes de mostrar ao público como esses pilares são colocados em prática.

Assim, essa relação só tem benefícios a oferecer e pode trazer excelentes resultados para organizações que estão em busca de um posicionamento mais consistente.

Para saber mais sobre as tendências desse meio, continue aqui no nosso blog e descubra a potência da integração entre físico e digital com o omnichannel!