No universo digital, existem diversos termos, conceitos, ferramentas e expressões que podem deixar algumas pessoas em dúvida, uma delas é o domínio de site.

Um dos elementos mais comuns dentro de uma estratégia de marketing digital é o site, que funciona como um cartão de visitas digital com informações sobre a empresa e os seus produtos, canais de contato e até mesmo a possibilidade de fazer compras.

No entanto, até para quem é iniciante nesse universo, tem algumas noções de que criar uma página web do zero envolve alguns processos, assim como itens indispensáveis, como o domínio de site e hospedagem, por exemplo.

Lembrando que aqueles sites prontos e gratuitos que terminam com o nome do provedor, como, por exemplo, tumblr, wix e dentre outros, possuem uma entrega e qualidade inferior, já que além do domínio não poder ser escolhido, a hospedagem também não.

Inclusive, quando o assunto é a criação de um site de qualidade, ele deve ser todo seu, desde a escolha do nome até a disposição de conteúdo e identidade visual. 

Com a intenção de ajudar você a entender mais sobre quais são os pilares de um site de sucesso, como o domínio, criamos esse conteúdo. Continue a leitura e entenda a seguir porque é tão importante se atentar a detalhes indispensáveis.

O que é um domínio de site?

Esse nome, que muitas pessoas não sabem do que se trata, mas que provavelmente já viram, nada mais é que um endereço do site. O da Macondo é: https://www.macondopropaganda.com/

O domínio é uma forma de facilitar que pessoas encontrem determinadas empresas e acessem as suas páginas da internet.

Por trás do domínio, existe um número gigante, chamado de IP, que é como se fosse um registro do local exato onde aquele site se encontra na internet. É muito mais fácil e simples digitar poucas palavras do que grandes sequências numéricas, certo?

O domínio deve ser único, portanto, nem sempre é possível ter o que se deseja, sendo necessário mudar a sua extensão, que pode ser o famoso “.com.br” e dentre outras.

Para ter esse nome único para o seu site, é preciso registrá-lo por um determinado valor e você pode pesquisar os disponíveis no site responsável, o Registro Br. Como falamos no começo do texto, optar por domínios gratuitos não é o melhor caminho.

Existe diferença entre domínio e hospedagem?

Após ouvir falar sobre o domínio, não é raro a palavra hospedagem aparecer na conversa. Isso porque esse outro termo é indispensável para se ter um site de sucesso.

Ao passo que ele precisa de um nome para ser identificado, os seus dados, textos, cores e demais itens precisam ficar armazenados em algum servidor. Isso é a hospedagem.

Os sites precisam de espaços digitais para terem as suas informações armazenadas em segurança, ou captar novas informações, como dados de contato de clientes, e-mails, perguntas e preenchimento de formulários de landing pages, por exemplo.

Existem diversos serviços de hospedagem no Brasil e no mundo. A escolha da empresa ideal irá depender das necessidades da sua organização, o tamanho do site e outros fatores que precisam ser considerados.

No entanto, ao contar com uma empresa de criação de sites e especialistas no digital, tanto a escolha do domínio quanto da hospedagem e demais itens não será uma preocupação.

Como escolher um domínio?

Na grande maioria das empresas, o domínio do site é o próprio nome da marca, para elas poderem enriquecer a sua presença digital e facilitar o ranqueamento do site, bem como as otimizações de SEO.

Além disso, o site deve ter um endereço simples e de fácil acesso, sem grandes segredos, como uma extensão muito diferente do que as pessoas estão acostumadas ou com o uso de números e demais caracteres.

Está precisando de um site de respeito, considerando tudo que a sua empresa precisa? Conte conosco! Somos referência no mercado digital, acumulando centenas de clientes felizes ao redor do país. Aproveite para entrar em contato.