Encontrar o tom de voz da sua marca é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento de boas estratégias de marketing.
A forma como nos comunicamos é fundamental. Desde as pequenas situações do dia a dia até os momentos em que devemos nos posicionar estrategicamente, a forma como interagimos com as pessoas influencia a maneira como somos percebidos.
Assim, entender qual a melhor linguagem a ser adotada por uma empresa significa estabelecer como ela será compreendida pelo seu público.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas de como encontrar o tom de voz da sua marca. Continue a leitura e confira o passo a passo!
A importância de encontrar o tom de voz da sua marca
No contexto do marketing, esse conceito não se refere literalmente à voz de alguém, mas à linguagem adotada por uma marca ao interagir com o seu público.
Basta olhar para o mercado atual e poderemos encontrar diversos exemplos de diferentes tons.
Enquanto algumas empresas buscam uma linguagem mais séria e profissional, por exemplo, outras optam por uma abordagem mais descontraída e jovial.
Nenhuma dessas escolhas é aleatória. Ao decidir qual tom de voz será usado pela marca, estamos decidindo também como o público deverá encará-la: como uma autoridade, uma aliada, uma amiga, entre outras possibilidades.
Assim, encontrar o caminho mais adequado para a sua empresa permite a elaboração de estratégias de marketing mais eficientes, tanto online quanto offline, de forma que toda a comunicação com o público contribua com a imagem do negócio.
Os segredos para encontrar o seu tom de voz
Mas, afinal, como saber qual é o tom de voz certo para usar na comunicação da sua marca? Aqui vão alguns passos importante para cumprir essa missão:
Olhe para dentro da sua empresa
Uma boa dose de autoconhecimento é essencial nesse processo.
Conhecer bem os valores da empresa, sua missão no mercado e a imagem que ela pretende construir permite que você compreenda como ela deve se portar ao interagir com o cliente, como ela se comunicará com ele e qual a personalidade a ser transmitida.
Nessa etapa, também vale a pena fazer uma boa análise de concorrência, buscando entender de que maneira a sua comunicação pode ser um diferencial competitivo.
Estude o seu público
A escolha do tom de voz diz respeito à forma como uma marca interage com os seus clientes, por isso, também é preciso conhecer essas pessoas.
Para isso, vale a pena estudar o público-alvo da marca, compreender quais são seus comportamentos, gostos e como são suas interações com a empresa.
Dessa forma, você poderá estabelecer uma persona de forma mais eficiente e embasada, o que contribui para o desenvolvimento de estratégias muito mais assertivas.
Faça um mix com as informações e defina o tom de voz da sua marca
Agora, é hora de colocar a mão na massa! Com as informações coletadas nas duas primeiras etapas, já é possível definir os aspectos mais importantes da sua comunicação.
Isso pode ser feito de forma bastante objetiva, respondendo questões como:
- Qual o perfil da empresa (sério, descontraído, profissional, jovial, inovador etc)?
- A linguagem utilizada pode apresentar gírias e expressões informais?
- Algum termo deve ser evitado?
- Como a marca se dirige aos clientes?
- O humor pode estar presente nos conteúdos?
Essas e outras características devem ser registradas em um documento, que servirá como um guia para todos os conteúdos criados daí em diante, colocando em prática uma estratégia mais eficaz para se comunicar com o seu público.
Tudo pronto para aplicar essas dicas? Agora, continue por aqui e saiba tudo sobre o que é awareness e como aumentar o reconhecimento da sua marca!



