Fizemos um post em Outubro com o mesmo questionamento. Falamos das redes sociais mais populares do momento, deixando de lado outras que também podem ser utilizadas pelo seu negócio.

Então fique ligado no texto de hoje, daremos mais dicas para você se sair bem em outras redes sociais.

Marketing digital e redes sociais

O emprego desse primeiro termo tem sido bastante comum. Diversos especialistas surgiram para falar sobre o assunto e, mais do que isso, empresas voltadas para essa área.

Entende-se como marketing digital um conjunto de ações estratégicas voltados para a venda dentro da internet. Vindo dessa prática criou-se o conceito de marketing de conteúdo, muito difundido mundo à fora. Este consiste na criação de conteúdo relevante e valioso atraindo seu público alvo, gerando engajamento e vendas.

Ambas estratégias podem estar atrelado ao uso de redes sociais, pois dentro delas, você pode ter um alto alcance e engajamento. É muito comum, por exemplo, marcas criarem conteúdos para blog e compartilharem nas redes, a fim de alcançar mais pessoas.

Esta inclusive é o ideal a ser trabalhado. Ter seu espaço na internet trabalhando de maneira conjunta para que a sua comunicação fique bem amarrada e seu público a reconheça.

Além de Facebook, Instagram e Twitter, existem outras redes sociais que têm um público cativo. Cada uma com sua particularidade, mas todos podendo ser usados para a comunicação da sua marca com o seu público.

Veremos alguns exemplos adiante.

Blog

Blog, nesse caso, é um espaço na internet no qual você irá atrair seu público através de textos (prioritariamente). Trabalhando com o conceito de marketing de conteúdo é você criar um conteúdo valioso para seu público o auxiliando. Posteriormente, se ele se tornar um consumidor do seu conteúdo, você gerará um desejo de compra para o seu produto/serviço. Essa jornada (que falamos bem resumidamente) é denominada como funil de vendas.

Um exemplo do que estamos falando é o que a Francisca Joias faz. Ela criou uma página só para falar sobre o universo da empresa, dando dicas e falando sobre tendências de moda.

Fizemos uma segunda parte para o mesmo conteúdo. Que tal mais dicas de redes sociais para o seu negócio? Leia e entenda.

Site da loja Francisca Joias.

Linkedin

Se sua empresa tem uma linguagem mais séria, empresarial e corporativa. O Linkedin pode ser uma boa plataforma. Esta rede social é mais usada para a criação de Networking entre empresas e profissionais, nela é possível compartilhar vídeos, imagens, textos e links.

É muito comum empresas criarem conteúdo específico para esta plataforma, além de profissionais do mercado, que escrevem regularmente para ela.

 

Fizemos uma segunda parte para o mesmo conteúdo. Que tal mais dicas de redes sociais para o seu negócio? Leia e entenda.

Essa é a página da Macondo no Linkedin. Clique aqui e saiba mais.

YouTube

O YouTube é uma das redes sociais mais plurais de toda a internet. A maior plataforma de vídeos do mundo pertence ao grupo Google e calcula-se que em média ela receba cerca de 1 bilhão de visitas mensais.

Dentro dele você encontra todos os assuntos possíveis, carros, futebol, humor, cozinha, moda, tudo. Se você pensa em criar um conteúdo no formato de audiovisual, o YouTube é perfeito. Conheça bem seu público e faça uma comunicação assertiva, levando até ele um conteúdo diferenciado.

Uma prática que se tornou comum por grandes marcas foi a criação de web séries. Normalmente veiculadas pelo YouTube, as séries geraram um altíssimo engajamento, levando o universo da marca para a mente do público e gerando um altíssimo engajamento. A web série 01.09 lançada pela Volkswagen é um exemplo disso.

Pinterest

Essa rede social é toda dedicada ao compartilhamento de conteúdo visual, muitos profissionais da área criativa usam para pegar referências. O Pinterest tem tudo a ver com ideias e inspirações e incentiva os usuários a apreciarem a estética. Lá você encontra decoração, tatuagens, receitas, decoração, arquitetura, entre outras coisas, tudo que tenha um apelo mais visual.

Marcas que estão nesse universo, acham interessante usar do Pinterest para divulgar seus serviços e produtos. Mais do que as demais redes sociais, essa plataforma gera compras espontâneas, o que interessa bastante às empresas, principalmente online.

Criando um conteúdo visual atraente como fotografias, ilustrações e trabalhos gráficos, você irá engajar seu público e gerar vendas.

Dica: 85% dos usuários dessa rede são mulheres, portanto, saiba direcionar seu conteúdo.

E o meu negócio? Pode ter conta em todas essas redes sociais?

Poder ele até pode, mas não é o mais aconselhado, sendo assim, você não deve. Conheça bem seu público antes de criar uma rede social, saiba que plataformas eles usam. É muito mais valioso você ter uma presença assídua e assertiva em uma rede social, do que ter um perfil em várias e não atingir quem realmente consome seu produto.

Leve em consideração que para criar um conteúdo valioso para os seus clientes você deve saber suas práticas. Logo, seja blog, YouTube ou Pinterest, a rede social só vai ser útil para sua marca no momento em que você estiver imerso na mente do seu público e o compreendendo.