Como citamos anteriormente neste post sobre Instagram x Pinterest, o Instagram trouxe novas funcionalidades para seu público que saturaram bastante o uso do Snapchat em diferentes aspectos. Além dele, outras redes sociais estão trazendo cada vez mais as ideias consideradas novidades quando o Snapchat surgiu anos atrás, no final de 2011. Tem gente que nem soube da existência dessa rede social, mas que atualmente utiliza recursos e nem sabe que iniciaram com ele. É o seu caso?

O que não é mais exclusivo do Snapchat?

Principais e mais relevantes:
– Fotos temporárias, com 24 horas de validade, o que também é oferecido pelo Instagram, Facebook e até Whatsapp.
– Troca de mensagens com fotos temporárias por mensagens diretas, também oferecidos pelas mesmas redes sociais citadas acima.
– Oferecimento de filtros para decorar fotos, além de emojis, balões, textos descritivos na imagem, etc.
– Possibilidade de salvar na memória do celular as fotos temporárias que desejar guardar.
– Criação de links externos nas imagens, para blogs, sites e publicidades.

O que ainda é exclusivo do Snapchat?

Principais e mais relevantes:
– *NOVIDADE: Custom Stories, ou Histórias Personalizadas, onde os usuários não apenas criam um conjunto de fotos e vídeos de um momento, permitindo também deixam que seus amigos editem e incluam mídias.
– “Agora há um jeito novo de criar Histórias: só com os amigos que você escolher! Ou crie uma História para amigos que estiverem em um local específico — perfeito para uma festa ou evento! Toque no ícone de “”Criar História”” no canto superior direito da tela de Histórias para começar.” (Texto extraído da descrição do aplicativo na Play Store).
– Sua Selfie de Bitmoji agora aparece dentro do seu Snapcode! Toque em Editar Bitmoji para mudar o humor do seu Bitmoji.” (Texto extraído da descrição do aplicativo na Play Store).
– Notificação quando alguém tira print da sua foto temporária.
– Possibilidade de armazenar fotos temporárias numa galeria interna no próprio Snapchat.

E então, será o fim?

Pode até parecer que estamos incentivando o desuso do Snapchat, mas apenas estamos lhe apresentando opções mais práticas de usar esses recursos. Além de aplicativos mais populares nos oferecem as mesmas ideias, o Snapchat possui a desvantagem de causar altíssimo consumo de bateria, principalmente em smartphones com baixa capacidade na memória RAM, pois ativa e consome muitos recursos internos ao mesmo tempo como câmera, seus dados móveis, GPS, entre outros.
Então se será o fim ou não, cabe a você perceber quais as opções que mais te satisfazem, pois mesmo com funções parecidas, as redes sociais oferecem opções diferentes das mesmas coisas. Exemplo maior disso é aquele filtro de cachorrinho, que está por toda parte em que você olhar. E aí, o que você acha? “R.I.P” ou “Long Live to Snapchat”?