Antes de tudo, é importante saber de uma forma ou de outra você precisa estar presente nas buscas mobile do seu público, afinal, esse é o tipo de pesquisa mais usado atualmente quando se quer algum produto ou serviço. E se você não aparecer, adivinha? Seu concorrente já está lá. Mas então, por onde começar: um site ou um aplicativo? Sabe-se que as duas opções são investimentos válidos, só resta entender a necessidade e prioridade de cada um com relação ao seu negócio.
Site responsivo
Um site é um xodó necessário, que funciona quando com bom conteúdo e é adotado de primeira pela maioria das empresas que sabem da importância da presença digital. Mas o que poucos sabem é a respeito da responsividade necessária para o mundo mobile que esses sites devem ter. Além de garantir melhor aparência de layout que se adapta a várias plataformas, um site responsivo garante melhor organização de informações, funcionalidade e praticidade ao seu público.
Aplicativo mobile
Aplicativos são programas mobile com modelos de negócios centrados em objetivo definidos, de preferência de caráter interativo e de entretenimento, indo direto ao ponto, não sendo tão informativo como um site deve ser. Além disso, um aplicativo oferece funcionalidades que um site não oferece, como uso off-line, recursos do aparelho como câmera, lanterna, lembretes, entre outros. Tudo isso em busca de experiência de primeira aos seus consumidores.
E outra coisa a respeito do desenvolvimento de um aplicativo é o seu custo maior com relação a um site, e também a necessidade de já haver um contexto para sua criação, portanto recomenda-se um aplicativo depois de uma estratégia prévia no mundo digital com seu público.
E então, qual o melhor?
É fundamental identificar o tipo de produto ou serviço que sua empresa vende, qual as estratégias para captação e também quais formas de relacionamento deseja manter no pós-venda. Isso tudo, quando claro, fica fácil para definir qual recurso usar e qual estratégia aplicar no universo do mobile. Isso tudo vai te levar a elaborar uma experiência muito mais rica ao seu público. E quem sabe não rola até um “Site0 + App” muito antes do planejado.