A publicidade e o marketing andam de mãos dadas. Apesar de serem matérias diferentes, as duas se relacionam o tempo todo, pois a primeira é ferramenta da segunda. Uma das teorias de marketing que mais influenciaram a publicidade foi a do posicionamento de marca. Criada no século passado, esse conceito ainda está presente na atualidade e é extremamente utilizado pelas marcas.
O que é o posicionamento de marca?
Posicionamento é como sua marca irá se encaixar na mente do consumidor ou possível consumidor. Não é algo que se faz com o produto e sim com a mente do público. O foco deixa de ser os atributos do produto ou serviço e passa a ser os benefícios decorrentes desses atributos e as diferenças em relação às ofertas da concorrência.
Para conseguir ocupar este espaço na mente dos consumidores, sua empresa precisa ter um posicionamento claro. E no momento em que sua marca ocupar esse lugar na mente da pessoa, será mais difícil perder esse posto.
As marcas mais antigas acabam se tornando ícones de seu tipo de produto e têm mais chances de deixar seu posicionamento claro na mente do consumidor. É o caso de marcas famosas que temos hoje em dia e que ajudaram a definir os seus mercados.
Um exemplo prático disto? A Coca-Cola. Ao pensar em refrigerante, pensamos nela, pelo fato dela ter ocupado esse espaço na mente da maioria das pessoas. Isso ocorreu pela série de ações decorrentes do posicionamento que a marca buscou construir ao longo do tempo. Uma marca pioneira tem vantagem sobre as demais, ao ocupar primeiramente o seu espaço na mente das pessoas.
Se eu não sou pioneiro o que faço?
Segundo os autores Al Ries e Jack Trout, que desenvolveram o conceito de Posicionamento, declarar guerra ao concorrente pioneiro não é o melhor jeito. Adotar o “eu também sou o melhor”, isto é, colocando-se como igual, também não é uma boa maneira. Uma alternativa de se portar nessa situação é reconhecer sua posição e encontrar um outro espaço para se posicionar na mente do consumidor.
Uma estratégia da Pepsi, no Brasil, por exemplo, foi reconhecer que não era o refrigerante preferido das pessoas. Depois de anos tentando se igualar ao principal concorrente, a estratégia foi modificada, resultando na campanha do “pode ser?”. Essa estratégia foi muito positiva para a marca pois reconheceu suas limitações, como era percebida pelas pessoas e fez com que a marca ocupasse uma posição clara na mente das pessoas.
Qual o segredo do posicionamento de marca?
O posicionamento não é apenas uma estratégia de comunicação, deve ser visto como uma estratégia ampla, de marca. Para fazê-lo é necessário identificar a real situação do produto/serviço, ter conhecimento acerca da concorrência, conhecer o cenário do mercado e saber quem é verdadeiramente seu público. A partir disso, será possível identificar os diferenciais da marca e seu maior atributo para colocá-lo na mente do potencial consumidor, garantindo assim uma posição em sua mente.
Além de ser um trabalho que requer muita pesquisa, é importante trabalhar de mãos dadas com os colaboradores da empresa. Se o posicionamento da sua marca não faz sentido para o público interno, dificilmente fará para seu público externo.
Toda empresa precisa de um posicionamento?
Nem todas empresas têm um posicionamento bem definido, porém a semelhança entre as empresas de sucesso é, justamente, terem. Portanto, é muito importante ter clareza sobre seu posicionamento para que as pessoas assimilem melhor o seu negócio.
Seja uma pequena empresa ou uma grande corporação, se não houver clareza desse posicionamento por parte do público, dificilmente terá longevidade. Um exemplo de sucesso é a Apple. Desde o começo da empresa, no final da década de 70, a Apple tem foco em trazer novas formas de lidar com a tecnologia. Começou no computador pessoal e vem até hoje em cada novo produto.
Sabe por que as pessoas fazem fila, chegando até a acamparem na frente das lojas para adquirir um novo lançamento? Pelo fato da Apple ser sinônimo de inovação. A empresa ajudou a criar e definir categorias de produtos, como smartphones e tablets. Procure fazer o mesmo com o sua marca.
Qual o melhor jeito de popularizar meu posicionamento?
Todos os meios são importantes para dar visibilidade à sua estratégia. Para que as pessoas conheçam seu posicionamento, é necessário divulga-lo. Com a internet ganhamos uma nova mídia para fazer com que as marcas apareçam, mas todas as plataformas são igualmente importantes para dar visibilidade à sua estratégia.
O mais importante de tudo é assumir um compromisso com o que você está prometendo no posicionamento.
Sendo assim, ao pensar no posicionamento da sua marca, faça algo que esteja alinhado com os valores e crenças da empresa. Algo que transmita, de fato, a cultura estabelecida no dia a dia do seu negócio. Desse jeito, as chances de você conquistar um resultado positivo são maiores.
Gostou do texto? Fala para a gente que marca tem um posicionamento que te inspira!