O Google foi uma das empresas que mais cresceram com a popularização da internet. O mecanismo de busca, atualmente é um dos maiores “veículos de mídia” do mundo. Seu uso para pesquisas voltadas para o comércio, fez com que diversas marcas investissem nele para anunciar. No texto de hoje falaremos da sua importância e dicas para sua empresa se destacar.
Qual a relação entre o Google e as compras?
A internet deu espaço para o surgimento de lojas virtuais. Netshoes, Dafiti, Kanui, são exemplos de lojas que nunca tiveram um lugar de venda física e que são referência no segmento. Tal crescimento veio acompanhado do hábito das pessoas pesquisarem sobre produtos e serviços na rede. Hoje, por exemplo, uma pesquisa da consultoria Atlas afirma que 52% das transações online aconteceram após uma busca no Google.
Foi notando isso que a empresa criou meios de veicular anúncios na internet e em sua página, e criou maneiras de sites ganharem prioridade ao aparecerem no mecanismo de busca.
A partir disso que se dá o trabalho de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Essa atividade é importantíssima para quem tem um site dentro da rede, pois garante diversos benefícios como: mais tráfego de maneira orgânica, leads qualificados, aumento na taxa de conversão e consequentemente, mais vendas e mais lucro para seu negócio.
O que é o SEO?
Resumidamente são técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. O intuito delas é alcançar um bom ranqueamento orgânico resultando em tráfego e autoridade para uma determinada página, site ou até mesmo blog.
Existem vários fatores que são responsáveis por uma boa colocação do seu site no Google, elencamos 3 deles: as palavras chaves, o site responsivo, conteúdo.
1- Palavras-chave
As palavras são aquelas que você utiliza para procurar por um determinado produto ou serviço na web, por exemplo: propaganda natal rn. Perceba que ao digitar isso, irá aparecer vários sites na página.
O Google divide essas palavras em head tail e long tail. As primeiras são de grande busca e grande concorrência, as segundas de baixa busca e pequena concorrência. O indicado é mesclar os dois tipos no site, uma ferramenta de auxílio para selecionar essas palavras é o Keyword Planner, da própria empresa.
2- Site responsivo
Já ouviu falar no termo mobile friendly? É uma das coisas que o Google prioriza na hora de definir o posicionamento das páginas. Se seu site não está otimizado para ter uma boa visualização em smartphones e tablets, sua posição no buscador deve cair.
Lembre-se que hoje as pessoas acessam mais a internet pelo mobile do que o desktop. Seu site deve acompanhar essa tendência e ter uma navegação agradável para todos os modos.
3- Conteúdo
Se você tem uma loja virtual de joias e dá dicas de como usá-las no dia a dia, por exemplo, o Google privilegia isso. Ele entende que seu site está tentando ajudar o usuário, sendo assim, invista em boas descrições do produto e em blogs com conteúdo autoral e interessante.
Dica: nunca dê o famoso “ctrl c + ctrl v” em um texto de outra fonte. O Google pune as páginas que fazem isso e sua marca perde a credibilidade com os consumidores. Autenticidade e relevância em primeiro lugar.
Eu devo então fazer um e-commerce e investir em SEO?
Já fizemos um texto falando sobre a importância de um e-commerce e como ele pode ser útil para quem vende produtos. Essa é uma tendência e muitas empresas tem se ocupado a pesquisar sobre isso.
O SPC fez em conjunto com o CNDL, mostrou que 43% dos brasileiros fizeram mais compras online em 2017. A maioria dos entrevistados alegaram a facilidade e a comodidade de se comprar na internet. Se ano passado quase metade dos brasileiros compraram por esse meio, qual a tendência dos próximos anos?
Google também é patrocínio
As técnicas de SEO te dão um jeito orgânico de você crescer na página do Google. Porém, existem outros métodos de alcançar isso que é patrocinando seu site. Ele irá aparecer como anúncio no Google e estará encabeçando as pesquisas das palavras-chaves selecionadas.
Trabalhar com links patrocinados é uma tarefa muito importante que reflete no que você está publicando de maneira orgânica. O Google Ads é o jeito que você encontra de patrocinar anúncios na plataforma. Na pesquisa da Atlas constatou-se que 27% das pessoas que compraram após pesquisar no Google, acessaram links patrocinados. Por ordem de influência em taxa de conversão o Google patrocinado está acima do orgânico.
Se você chegou a essa altura do texto é porque notou a importância do Google para uma estratégia de vendas. Mais do que um instrumento de pesquisas, o mecanismo de busca é um instrumento de consumo. Adotá-lo hoje em dia como mídia é quase que uma obrigação para quem pensa em um marketing mais integrado (on e off). Desta forma, fique ligado em todas as novidades que o Google está trazendo e acompanhe esse novo caminho.
Deixe sua curtida e comente com a gente o que achou do texto. ;)