O marketing de nostalgia é uma excelente estratégia para conquistar muitos consumidores que têm saudades do passado.
A nostalgia nada mais é do que a lembrança de momentos que ficaram marcados em nossas vidas e que, a partir de alguns gatilhos, voltam a mente trazendo boas sensações e a vontade de reviver situações prazerosas.
Baseado nisso, muitas empresas vêm investindo na produção dessas sensações agradáveis, quando associam suas marcas aos momentos inesquecíveis e que deixam boas recordações.
De acordo com um artigo publicado no jornal inglês The Guardian, a nostalgia é uma emoção fundamentalmente positiva e um poderoso recurso psicológico que fornece às pessoas alguns benefícios, como:
- aumento da autoestima,
- significação da vida,
- senso de conexão social,
- encorajamento,
- ajuda no enfrentamento de problemas,
- melhora da saúde mental,
- atenuação da solidão, tédio, estresse e ansiedade.
Neste post, apresentaremos o marketing de nostalgia, mostrando como as emoções colaboram com o engajamento e fidelizam clientes. Continue a leitura e confira detalhes!
O marketing de nostalgia
O marketing de nostalgia nada mais é do que uma estratégia que aproveita esse sentimento para promover produtos ou serviços.
Basta prestar atenção em conversas entre amigos para verificar que muitas das lembranças do passado trazem momentos agradáveis e um sentimento de saudades.
As histórias, músicas, filmes, objetos e costumes deixaram marcas profundas em muita gente, portanto, vale a pena buscar aquelas que trazem mensagens de harmonia, alegria e felicidade para promover recordações benéficas e prazerosas.
Esses momentos despertam uma vontade de reviver acontecimentos importantes e, mais do que isso, apresentam sensações de felicidade e alegria.
A potência do sentimento nostálgico no engajamento
Como vimos no artigo do jornal inglês, o sentimento nostálgico apresenta grandes benefícios para as pessoas.
No entanto, nem sempre foi assim, pois, por muito tempo, esse sentimento foi considerado como um sério problema, onde se tratava de lembranças dolorosas do passado.
Foi a partir da década de 1970 que psicólogos observaram os seus aspectos positivos, então o marketing de nostalgia surgiu de maneira discreta, porém, conquistando pessoas mediante lembranças agradáveis e prazerosas.
Além dos ícones culturais já citados que incentivam o engajamento dos consumidores, como os filmes, músicas e personagens, existem outros elementos importantes nessa estratégia, tais como:
- estilos visuais,
- reintrodução ou adaptação de embalagens e produtos antigos,
- trilhas sonoras e jingles que marcaram sua época,
- tecnologia vintage,
- referências a eventos e momentos históricos.
Exemplos de marketing de nostalgia que deram certo
Existem muitos exemplos da aplicação de marketing de nostalgia que conquistaram os consumidores e trouxeram grandes resultados para marcas e empresas que acreditaram nessa estratégia.
O jogo eletrônico The Sims foi impulsionado recentemente a partir das lembranças oferecidas a um público que se divertia nos videogames do início do século XXI.
A partir de uma campanha voltada a Geração Z, o jogo retornou e conquistou também um novo público, a partir do entusiasmo de quem já havia vivido esses bons momentos.
Já a Coca-Cola é outro bom exemplo que busca na sua história boas recordações.
As garrafas de vidro com um design retrô e campanhas publicitárias que utilizam imagens e anúncios antigos despertam nas pessoas a lembrança de momentos felizes em família.
Também acontece com a Levi’s, quando suas vendas aumentaram significativamente no momento em que a marca retomou seus designs clássicos, relembrando a autenticidade do Velho Oeste Americano.
A LEGO, por sua vez, lançou várias linhas de produtos que remetem às pessoas aos filmes e séries do passado, tais como:
- Harry Potter,
- Ghostbuster,
- Star Wars.
Como resultado, houve um aumento nas vendas. O marketing de nostalgia traz lembranças agradáveis e que deixaram saudades em todos aqueles que vivenciaram boas experiências.
Trata-se, portanto, de uma ideia a ser pensada e trabalhada, conquistando através das emoções novos clientes e criando uma atmosfera de alegria e saudades dos bons momentos da vida.
Para ajudá-lo ainda mais a respeito da divulgação de produtos e serviços, conheça nosso post que apresenta a data science e marketing: juntos para impulsionar suas estratégias!