Estamos vivendo em uma época em que a gastronomia, da mais simples à gourmet, se tornou algo pop. Praticamente “90%” das pessoas têm interesse nesse conteúdo, como simples curiosos ou a fim de bancar os chefs no dia a dia. Isso desencadeou uma onda gastronômica nas redes sociais transformando-as em grandes plataformas de divulgação pessoal e empresarial de pratos, receitas e muito mais. E se você tem interesse em se adaptar a essa “modinha” nas redes sociais, este artigo vai te agradar bastante.
“Boom” dos alimentos nas redes sociais
Lembra-se de quando o Instagram foi lançado com o princípio de compartilhar momentos únicos com os amigos? A partir disso, tornou-se algo bastante comum a postagem de fotos de pratos, comidas, cafezinhos, jantares chiques e chefs do dia a dia nas redes sociais. Isso também levou a um uso absurdo de hashtags relacionadas ao assunto, sendo a #Instafood uma das mais fortes e utilizadas mundialmente até hoje. Isso tudo fez da alimentação um dos assuntos mais viralizados na internet, indo além do Instagram e passando por outras redes sociais populares.
Podemos dividir esse “boom” em 4 momentos:
– Primeiro: Registros pessoais de alimentos em momentos diferenciados;
– Segundo: Registros pessoais de pratos e receitas próprias;
– Terceiro: Empresas do ramo alimentício percebem oportunidades e começam a se engajar também, apresentando seus produtos em forma de pratos e receitas nas sociais;
– Quarto: Não só empresas, como blogueiros, estudantes e profissionais da área se lançam nas redes sociais com canais e tutoriais de receitas (principalmente as rápidas) na internet.
Grandes cases
O que começou como exibição pessoal, virou oportunidade de mercado para quem teve visão sobre a coisa. E isso não tende a diminuir nem tão cedo, pois, a cada dia que passa, vemos mais e mais conteúdos sobre gastronomia e alimentação na internet. Veja a seguir alguns dos principais canais, empresas e personalidades que se destacam nas redes sociais com receitas, dicas e muita influência na área.
Canais famosos:
Tastemade:
Podemos arriscar e dizer que talvez a Tastemade seja a plataforma digital de receitas e dicas culinárias mais forte e conhecida da internet! Seus vídeos trazem praticidade, simplicidade e facilidade ao cozinhar, com vídeos curtos e instigantes até o fim. Os novos formatos abriram portas para parcerias e patrocínios com diferentes empresas de alimentos, as quais inserem suas marcas nesses vídeos caseiros. Como neste exemplo abaixo, em que a marca Dr; Oetker garante sua participação na receita.
Muffin de Aveia, Banana e Gengibre
Quer comer algo nutritivo e delicioso? Esse muffin de aveia, banana e gengibre é a receita ideal para isso! – Oferecido por Quaker BrasilReceita completa: https://www.tastemade.com.br/videos/muffin-de-aveia-banana-e-gengibre-quaker
Publicado por Tastemade Brasil em Quarta-feira, 26 de julho de 2017
Tudo Gostoso:
Este canal começou com um blog de receitas, que ganhou destaque e credibilidade rapidamente na internet, e hoje em dia se adaptou às novas plataformas de vídeos curtos e práticos. Com certeza, Tudo Gostoso é um case de sucesso dentre as páginas de receitas digitais. Neste vídeo abaixo, vemos uma participação considerável da marca Maizena, que também garantiu seu patrocínio nesta modalidade de vídeos rápidos:
CyberCook:
Na mesma ideia do exemplo anterior, o CyberCook trouxe dinamismo em suas receitas e também conquistou a visão de patrocinadores, como neste vídeo abaixo, por exemplo, com a marca Teflon.
Marcas com dicas de receitas:
Com uma visão mais apurada das oportunidades, várias marcas de alimentos trouxeram às suas redes sociais dicas de culinária utilizando seus próprios produtos, como Sazon, Açúcar União e Dr. Oetker, por exemplo.
Personalidades influentes:
Mesmo já com fama anterior, seja com programas na televisão ou profissionalmente na cozinha, várias personalidades engajaram muito mais fãs e seguidores com suas presenças nas redes sociais, como é o caso de Palmirinha, icônica, apresentadora e senhorinha das receitinhas caseiras; Bela Gil, chef de cozinha natural, influenciadora da alimentação consciente; e Rodrigo Hilbert, ator, apresentador e cozinheiro. Confira alguns exemplos de suas receitas nas redes sociais.
Oportunidades para o mercado alimentício
Nossa equipe já atendeu e ainda atende alguns clientes que vendem alimentos, portanto sabemos da real importância e dos bons resultados que essas oportunidades oferecem aos negócios nas redes sociais. Quando você vende uma receita, um tutorial, uma dica de como cozinhar ou dica de tempero, por exemplo, você literalmente “disfarça” a venda direta do seu produto e engaja muito mais a atenção do público. Concorda? Assim, você naturalmente insere uma necessidade no indivíduo de tentar uma receita nova ou provar novos sabores. E adivinha? Pra tentar tudo isso, ele vai precisar do seu produto na geladeira ou armário dele. Se você é do ramo alimentício ou produtos relacionados e quer se engajar nesse momento gastronômico da internet, garanta uma boa equipe do seu lado. O sabor dos resultados será muito mais gostoso.