Expressões amarelinhas, objetos coloridos, animais fofinhos, símbolos diferentes… O mundo digital é dos emojis! Você usa? E nos seus negócios, usa também? Muitos não levam esse assunto tão a sério, mas os emojis atualmente nos guiam para uma comunicação diferenciada e personalizada com as pessoas através das redes sociais. E sabe mais? Elas esperam isso de você! Continue na leitura e entenda o poder da “emojização” nas redes sociais, desde publicidades a outras formas de se comunicar.

O site Emojimore.com criou um infográfico que ajuda a perceber a importância e a disseminação dos Emojis como elemento de expressão pelo mundo todo.

Emojis em fatos infografico 

Importância dos emojis no relacionamento com o cliente

Os emojis surgiram com a ideia de “animar” e dar emoções a textos de conversas entre pessoas, decorando e dando um ar descontraído a qualquer conteúdo. Literalmente, eles oferecem emoções a textos que muitas vezes podem ser lidos de forma fria dependendo do contexto da conversa, em que grande parte das pessoas interpreta pontuação formal com uma leitura “fria”. E realmente faz diferença, olhe este exemplo: “Bom dia, José. Como podemos ajudar?ou “Bom dia, José ☺ Como podemos ajudar?. Qual você escolheria como melhor comunicação? Pois é… Pequeno detalhe que faz a diferença.

Espera-se que você, como empresa, com certeza, busca falar corretamente com seu cliente pelas redes sociais, porém nem sempre o cliente espera somente respostas ao entrar em contato, ele também cria expectativas de interação com a sua marca. E se ele recebe uma resposta simpática, bem humorada na hora certa e ainda com adicional de emojis, você cria um vínculo emocional instantâneo com a pessoa, demonstrando saber usar a abordagem ideal daquele ambiente em que estão interagindo, no caso, as redes sociais. Elas são ambientes de descontração, então utilizar o recurso básico e mais famoso delas, que são os emojis, deve fazer parte sim do relacionamento com as pessoas online.

 Emojis mais populares infografico
Fonte: Emojimore.com

 

Possibilidade de Emojis personalizados

Esta ideia que começou como decoração, vem ganhando uma crescente atenção no mercado de inovação de aplicativos e plataformas online. Sendo assim, além de usar emojis públicos das próprias redes sociais no relacionamento com seu cliente, você também tem a possibilidade de ter seus próprios emojis personalizados. Existem empresas especializadas nessa criação, personalizando desenhos de acordo com as cores, mascotes e outros detalhes de sua marca, além de todo tipo de objeto ou ideias que envolvam seu negócio, tudo em forma de emojis. Isso pode ser usado de forma institucional, promocional ou no dia a dia com seu atendimento.

Confira alguns exemplos de famosos que se inseriram nesse universo dos emojis criando identidade própria:

Kim Kardashian:

kim kardashian emojis

Banda Dinosaur Jr.:

dinosaur jr emojis

Neymar:

neymar emojis

Extra 1: Emojis em Publicidades

Mc Donalds:

Anúncio francês da marca que une bons momentos às expressões com emojis.

mc donalds emojis

Durex:

Referência tão “implícita” quanto “direta” da marca. E esta nem usa expressões faciais, e sim outras categorias de desenhos do grupo padrão de emojis.

durex emojis

iPhone:

Anúncio de uma campanha sobre a possiblidade de assistir filmes pelo smartphone com referência direta ao filme “As Aventuras de Pi”, neste caso.

iphone emojis

Shopping Rio Sul:

A fim de evitar que pessoas esqueçam seus pertences nos locais, principalmente praça de alimentação, a campanha do shopping cria um lembrete criativo usando emojis às pessoas.

rio sul emojis

Extra 2: Emojis no Cinema

Em breve, um novo longa-metragem de animação sobre o universo do emojis está chegando. Mesmo com muitas cores e humor, o filme não foi nada bem avaliado pela crítica levando em conta ser um filme produzido pela grandiosa Pixar, famosa por grandes animações. Sua primeira crítica lhe rendeu 0% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que reúne as críticas da mídia especializada. O elenco conta com as vozes de Patrick Stewart, Christina Aguilera e Sofia Vergara. “Emoji: O Filme” estreia no Brasil em 31 de agosto.

Sinopse: Textopolis é a cidade onde os Emojis favoritos dos usuários de smartphones vivem e trabalham. Lá, todos eles vivem em função de um sonho: serem usados nos textos dos humanos. Todos estão acostumados a ter somente uma expressão facial – com exceção de Gene, que nasceu com um bug em seu sistema, que o permite trocar de rosto através de um filtro especial. Determinado à se tornar um emoji normal como todos os outros, eles vai encarar uma jornada fantásticas através dos aplicativos de celular mais populares desta geração – e no meio do caminho, claro, fazer novos amigos. (AdoroCinema.com).

https://www.youtube.com/watch?v=fMkfYIYMwfc

Até mais!