Você já parou para pensar como a identidade visual influencia a decisão de compra do consumidor? Mais do que uma questão estética, ela é o primeiro contato emocional com a marca — e, muitas vezes, o fator que define se o cliente vai lembrar de você ou seguir para a concorrência.

 

No marketing, a identidade visual é um dos elementos que influencia a decisão de compra e transmite o jeito de ser da empresa para o consumidor. 

 

A identidade visual é a primeira percepção e interação que o cliente tem com a sua marca ou produto, ou seja, é o que ele vê e sente antes de qualquer outra coisa.

 

Segundo dados do Infográfico do Renderforest, uma plataforma de criação de vídeos baseada em nuvem:

  • 75% das pessoas reconhecem uma marca por meio do seu logotipo,
  • 60% por seu estilo visual, 
  • 45% pela cor da assinatura da marca,
  • 25% pelo seu tom de voz.

 

E em um cenário onde a percepção da marca ganha cada vez mais relevância, os recursos visuais tornaram-se fundamentais para transmitir profissionalismo, gerar confiança e reforçar credibilidade, perante o mercado e diante do consumidor.

 

Mas, afinal, como os elementos que compõem a identidade visual impactam diretamente a percepção do público e influenciam sua jornada de compra do consumidor?

 

Continue a leitura e confira.

 

Elementos da identidade visual

 

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam sua marca e quando bem estruturada fortalece o reconhecimento, cria conexão emocional com o público e influencia a decisão de compra.

 

Ela é formada por diversos elementos que juntos representam e comunicam visualmente os valores, a personalidade e o posicionamento de uma marca, ajudando a criar uma imagem sólida e coerente. 

 

Entre os principais elementos da identidade visual, destacam-se: 

 

Logotipo: é o componente mais representativo da marca. Ele comunica visualmente a essência, os valores e a proposta da empresa. 

 

Tipografia: é o estilo das letras utilizadas na comunicação da marca. A escolha entre os diversos tipos de fontes impacta a comunicação, transmitindo sensações de modernidade, acessibilidade, sofisticação, romantismo, alegria, etc.

 

Paleta de cores: cada tom provoca emoções e comportamentos e a escolha das diversas  nuances precisa considerar o posicionamento da marca, o público-alvo e, claro, a psicologia por trás das cores.

 

Design de embalagens: a embalagem é parte fundamental da experiência. Além de proteger o produto, ela comunica qualidade, cuidado e inovação. 

 

Esses componentes juntos comunicam quem a marca é, o que ela oferece e por que ela deve ser escolhida.

 

Como ela influencia a percepção dos consumidores?

 

A identidade visual afeta a maneira como os consumidores enxergam uma marca e quando ela é bem definida transmite profissionalismo e organização.

 

Quando a marca consegue apresentar consistência visual em todos os seus pontos de comunicação com o cliente, como site, redes sociais, loja física e na embalagem, ela passa uma mensagem de confiabilidade e solidez. 

 

Essa coerência transmitida fortalece a lembrança da marca e cria uma conexão emocional com o consumidor. Prova disso é que, ainda segundo o Infográfico da Renderforest, um terço dos clientes têm uma marca em mente quando decidem ir às compras.

 

Um exemplo de identidade visual marcante que faz a marca ser lembrada pelo público é a  Coca-Cola. Ela se diferencia de toda a concorrência ao comunicar para o consumidor seu propósito e valores e há anos lidera o ranking entre os refrigerantes mais vendidos do mundo.

 

Segundo o portal do Sebrae, a comunicação da marca, incluindo posicionamento, mensagem e valores, junto à identidade visual, influencia diretamente 54% dos consumidores na percepção e decisão de compra.

 

Leia também: Qual o impacto do design de marca na percepção do consumidor?

 

A eficácia da identidade visual na decisão de compra

 

Como já falamos, uma identidade visual bem desenvolvida e construída tem o poder de influenciar diretamente o comportamento de compra. 

 

Quando a marca consegue transmitir confiança e despertar emoções positivas, ela facilita a tomada de decisão do consumidor, reduz dúvidas e favorece a compra. 

 

Além disso, marcas com uma identidade visual forte se tornam mais memoráveis, o que aumenta as chances de fidelização. O vermelho vibrante, a tipografia e a mensagem de tradição, alegria e otimismo transmitida pela Coca-Cola fazem com que o refrigerante seja prioridade em festas e encontros de famílias e amigos.

 

Logo, a identidade visual não é apenas uma questão estética, mas um recurso estratégico que encanta o consumidor e influencia diretamente a percepção do público e suas decisões de compra. 

 

Quer fortalecer sua presença no mercado e encantar o seu cliente no primeiro olhar? Conte com a Macondo para criar ou aprimorar a identidade visual da sua empresa.