O assunto de hoje é bem fácil de entender. Vamos pensar: O que faz alguém dizer “quero”, “preciso”, “não curti”, “hoje não” ou “talvez na próxima”? Todas as respostas levam a um único ponto, que permeia livros e mais livros, estudos psicológicos, dentre outras interpretações, que é o comportamento do consumidor.

Entender os reais motivos que levam alguém a realizar qualquer uma dessas ações é o grande desafio. É essencial saber o que é desejo e o que é necessidade para uma pessoa ou um grupo, só assim você pode dirigir melhor seu posicionamento. E mesmo sendo algo que varia de pessoa pra pessoa, de cultura pra cultura, o comportamento do consumidor é bem possível de ser analisado e incrementado através do marketing de relacionamento e análise de motivações.

E como entender esses comportamentos?

Comece identificando e selecionando seus públicos, classificando-o em grupos de características semelhantes, assim fica mais fácil perceber as necessidades e desejos gerais, de forma qualitativa e quantitativa. Para isso, use recursos como pesquisas de opinião, coleta de dados, entrevistas, dentre outras observações sobre os perfis das pessoas que englobam suas redes de relacionamento.

Entendendo o geral, você percebe melhor o que satisfaz mais uns do que os outros, e entende se deve abrir espaço com produtos e serviços personalizados ou simplesmente não considerar certa parte como seu público, seja qual inviabilidade for. A partir disso e de um acompanhamento cuidadoso com todos aqueles públicos que valem a pena cultivar, você perceberá preferências e exigências de forma organizada, o que guiará melhor suas estratégias de marketing e vendas para atingir ou até superar os níveis de satisfação dos seus clientes.

E reflita: “O quão meu cliente deseja meu produto? Ele precisa de mim?”. As respostas e razões motivacionais para essas perguntas só dependem do seu negócio e da equipe que te move. Atenção, exclusividade e diferenciais é tudo isso o seu cliente quer para se satisfazer. E isso satisfaz você também, né?