Rapport é muitas vezes confundida como um sinônimo de empatia, afinidade ou conexão, mas vai muito além disso.

De acordo com o escritor e palestrante norte-americano Tony Robbins:

Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele.

Trata-se, portanto, de uma técnica ou um formato de se comunicar que permite que as pessoas em contato sintam-se atraídas, possibilitando:

  • maior abertura para receber as informações,
  • confiantes para transmitirem o que pensam,
  • propensas a serem menos resistentes,
  • dispostas a uma interação.

Para conhecer mais a esse respeito, vale a pena prosseguir na leitura do nosso post e entender mais sobre essa interessante possibilidade!

O que é rapport e por que ele é essencial?

Esse conceito surgiu na ciência psicológica, sendo descrito como uma ligação de empatia entre duas ou mais pessoas.

No entanto, foi rapidamente incorporado pela área de vendas, que encontrou nesse princípio uma forma inteligente de melhorar seus negócios.

É evidente que o rapport é benéfico em qualquer contexto, já que a comunicação se torna mais fácil quando é conduzida de maneira tranquila, confiável e acolhedora.

Apesar disso, poucas pessoas se dedicam a desenvolver essas características, que podem ser aplicadas no dia a dia para melhorar significativamente as relações interpessoais. 

Na área de vendas, em particular, o rapport contribui de forma efetiva para alcançar melhores resultados profissionais.

Como o rapport fortalece estratégias de vendas e marketing?

A construção do rapport pode ser aplicada tanto na área de vendas como na de marketing, melhorando a comunicação e facilitando a retenção de clientes.

São nos pequenos detalhes que as pessoas passam a gostar ou a criar uma antipatia gratuita pelos outros.

No aspecto pessoal, que pode ser incorporado ao seu cotidiano, experimente:

  • sorrir,
  • tratar a outra pessoa pelo nome,
  • ser otimista,
  • ser paciente,
  • buscar conexões que o aproxime da pessoa na qual você está conversando.

O rapport é, portanto, uma maneira de quebrar uma barreira, criar um momento agradável e facilitar uma apresentação de proposta ou negociação de um contrato.

No mundo dos negócios, torna-se imprescindível para a prática dessa técnica ter uma escuta ativa, ou seja, compreender detalhadamente as necessidades e desejos do cliente.

Então, a comunicação precisa estar acompanhada de um ambiente acolhedor, amável e aberto.

A linguagem corporal é outro fator decisivo. Faça contato visual e adapte-se ao estilo da pessoa com quem está sendo realizada a conversa.

Busque sempre por interações agradáveis e produtivas, ganhando a confiança do cliente e aumentando as chances de fechar excelentes negócios.

Impactos do rapport no sucesso e crescimento dos clientes

O rapport apresenta grandes impactos na obtenção do sucesso e no crescimento da carteira de clientes.

Diferente do que muitos pensam, essas características podem ser aprendidas e colocadas em prática na medida em que ocorram treinamentos e capacitação das equipes, portanto, trata-se de uma possibilidade que pode ser incorporada ao seu time de vendas e marketing.

O resultado dessa ação passa a ser percebido em função de um aumento da lealdade dos clientes, no sentimento de satisfação que se torna observável e na geração de valores envolvendo as relações comerciais.

Definitivamente, vale a pena investir em rapport. Essa prática é um caminho eficaz para o sucesso em vendas e marketing, pois, além de potencializar os resultados, é essencial para a manutenção de relações saudáveis e para a criação de um ambiente agradável entre todos os envolvidos.

Quer conhecer mais sobre formas de melhorar os seus negócios? Leia nosso post que apresenta as 5 estratégias de negociação para evitar a perda de clientes!