Está cada vez mais comum o uso de redes sociais voltado para a divulgação de serviço e produtos. Mas, em meio a tantas que podem ser usadas para este fim, uma dúvida sempre vem à tona: Qual rede social irá divulgar melhor o meu produto?

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre as redes sociais que estão mais bombadas e como seu negócio pode aplicá-las.

As redes sociais mais populares

Cada rede social tem sua particularidade. Antes de criar uma conta, procure saber as características da plataforma, seu público e a forma na qual estão acessando-a. Atualmente, mobile está sendo mais usado do que o desktop, logo, a forma de expor seu conteúdo/anúncio, não deve ser igual.

Facebook

A rede social com mais usuários no mundo e uma das mais valiosas; já foi tema de filme em Hollywood e seu proprietário/criador é o jovem mais rico do mundo. Um dado que prova sua grandeza é que 22% da população total do planeta é usuária do seu site.

Assim, fica claro que o alcance do Facebook é gigante. O fato de ser uma rede com muita pluralidade, faz com que qualquer empresa possa ter seu espaço lá. Somos capazes de encontrar contas que vão de cemitérios zueiros até barzinhos reconhecidos por atenderem mal seus clientes. Desta forma, é nítido que criar uma página nesta rede é uma ótima forma de engajar e alcançar seu público.

Um lado positivíssimo do Facebook é a liberdade que você tem para divulgar seu conteúdo. Imagens, vídeos, gif’s, links e até postagens só com textos podem ser compartilhados por lá. O que realmente importa é saber como sua audiência se relaciona com esta rede e explorar esse potencial comunicacional.

Print de postagem do Bar do Capelão que virou um sucesso no Facebook, pelo mal atendimento do seu dono aos clientes. Ps: prestem atenção à linguagem utilizada no post e ao engajamento dele.

Instagram

O Instagram é uma rede social de postagens em tempo real de vídeos e fotografias. Seu público é bem mais jovial, além do poder aquisitivo ser maior.

Apesar de ter o mesmo dono do Facebook, a linguagem dessa plataforma é bem diferente. Aqui o apelo é à qualidade das mídias divulgadas (seja foto ou vídeo), os textos geralmente são curtos limitando-se a legenda. Uma estratégia que gera mais engajamento aqui é o uso de hashtags, pois muitas pessoas procuram conteúdo através delas.

Se seu negócio mexe com moda, comida ou, simplesmente, se utiliza de uma linguagem mais visual o Instagram lhe cairá muito bem. Aqui no blog nós já falamos sobre como as comidas ficaram em alta no Insta, saiba mais clicando aqui!

Já se perguntou sobre qual rede social é a melhor para sua empresa? Leia nosso blog e saiba mais, pois este é o assunto de hoje!

A Algobão é uma marca de roupas sediada em Natal-RN, todas as suas fotos são produzidas. Ps: A qualidade das fotos e o padrão do feed é algo muito comum em marcas que desenvolvem a comunicação no Instagram.

Twitter

Assim como o Instagram essa rede social tem um público jovem muito atuante. Aqui predomina uma linguagem mais direta, pois há a limitação de 140 caracteres por tweet. As respostas nesta plataforma são mais rápidas e a interação é bem alta. Se você tem um público consumidor voraz de conteúdo e, como manter uma frequência de postagens, o Twitter é uma ótima solução para a sua comunicação.

Dentro dos tweets é bem comum a inserção de gif’s e imagens, como o Facebook, a comunicação por memes é um sucesso nesta rede social. Com um conteúdo objetivo, regular e descontraído você irá alcançar bem seu público.

O Twitter tem atualmente mais de 600 milhões de usuários e as marcas que têm maior engajamento são vinculadas à imprensa ou ao esporte. Atualmente, o maior meio de comunicação entre empresas de esporte (times, marcas esportivas, etc) é justamente por este canal.

O jogador Diego Ribas, foi anunciado como contratação do Flamengo-RJ pelo Twitter. A ação contou com a ajuda do perfil da Adidas (patrocinadora do clube) e foi sucesso na rede social.

Afinal, que rede social devo usar? 

A lição mais importante deste texto é que você não precisa estar em todas as redes sociais para o seu negócio ter uma boa comunicação. Antes de pensar em abrir uma conta em qualquer um desses canais é importante entender, primeiramente, seu público. A partir daí você saberá em que rede social ele está mais presente e saberá como adequar a linguagem da sua empresa à clientela, acarretando assim mais engajamento para sua página.

Sabendo como o público de cada plataforma citada se comporta e entendendo o funcionamento delas. O segundo passo será achar quem consome seu produto/serviço dentro da rede e, depois, construir uma linguagem que o fidelize.

Gostou do texto? Deixe aqui seu comentário e nos fala que rede social tem surtido mais efeito para o seu negócio! Iremos produzir mais conteúdo sobre, fique ligado! ;)