Você deve estar se perguntando: “Estou num blog sobre música pop ou naquele blog legal sobre publicidade e conteúdos similares?”. Calma, a gente vai explicar. Hoje, discutiremos sobre o atual momento vivido pela cantora brasileira Anitta, em que sua carreira se encontra em ascensão mundo afora. E o que isso tem a ver com publicidade, timing ou marketing? A gente vai te falar e você vai curtir.

Tudo tem um começo

Larissa de Macedo Machado, ou como você a conhece, Anitta, começou por volta de 2011 no antigo Furacão 2000, grande projeto de funk brasileiro que lançou muitos artistas, e era conhecida como Mc Anitta. Mas foi em 2012 que a cantora resolveu aparecer com ainda mais presença com seu primeiro álbum “Meiga e Abusada”, lançando o grande hino “Show das Poderosas” que estourou nas mídias brasileiras, com milhões de visualizações, faturou prêmios e deixou de vez seu nome na boca do povo. Era um novo momento para a música funk e pop brasileira, com uma mulher forte, diferenciada e de talento no controle.

Anitta soube trabalhar muito bem sua imagem com o passar do tempo. Mudou a forma de abordagem em suas músicas e testou ritmos diferentes (de lentas baladinhas e pop “raiz” a tradicionais batidas de funk carioca), tudo unidos a muito carisma e atenção com os fãs. Isso tudo fez de Larissa uma grande empresária da marca “Anitta”, cuidadosamente construída focando num posicionamento de revolução no mercado da música brasileira, e consequentemente, do pop internacional.

Agora vai!

E foi na era “Bang”, seu terceiro álbum de estúdio”, que sua carreira decolou no mercado internacional. Em 2016, ela ganhou o prêmio “MTV EMA Worldwide Act Latin America”, se tornando a primeira brasileira a vencer. Outra grande visibilidade aconteceu quando Anitta performou ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de 2016, mostrando toda sua habilidade em mesclar samba, funk e pop.

A partir de então, Anitta passa a ser um rosto e uma voz para o mundo, começando a criar relacionamento com artistas dos mais variados ritmos e países, ficando de olho nas melhores oportunidades e se apoiando em grandes nomes para fazer a sua imagem lá fora.

Parcerias e oportunidades internacionais

Um caminho muito bem percorrido, cheio de estratégias e sempre atenta às melhores parceiras e oportunidades. Confira a seguir algumas das principais parcerias que Anitta teve nesse seu ano de ascensão, em seguida falaremos sobre como tudo isso pode ser relacionado com seu negócio.

Tudo começa com Anitta lançando, ao lado do cantor colombiano Maluma, o hit super chiclete “Sim ou Não”, com canção em português e em espanhol. Isso mostra sua dedicação e maleabilidade com os públicos de todo o mundo, unidos pelo gosto musical e separados anteriormente apenas pelo idioma. Logo em maio de 2017, Anitta surge com uma nova parceria, que também foi muito bem-vinda, com a rapper Iggy Azalea na música “Switch”, agora cantando em inglês. E mais uma vez, em muito pouco tempo, a cantora se apresenta ao mundo cantando em outro idioma, abrangendo outro público mais uma vez.

Sem contar que, ainda no mesmo mês, Anitta lança seu primeiro single solo em espanhol, “Paradinha”, que já bateu vários recordes e alcançou paradas internacionais em pouquíssimo tempo depois do lançamento. Confira abaixo:

 

Acha que para por aqui? Mais uma parceria surge quase que junto com seu single solo com o grupo de música eletrônica Major Lazer e Pabllo Vittar, com o hit “Sua cara”, que também já virou vício nas paradas musicais Brasil adentro e mundo afora.

Tudo isso foi uma sequência muito bem feita provando que Anitta e sua produção entendem muito bem o que significa o famoso “timing”.

Tudo questão de “timing”.

Em menos de um ano, Anitta conquistou o mercado do pop internacional americano, o da música latina e laça cada vez mais o seu público de casa, nós brasileiros. Gostando você da música dela ou não, perceba o quão Anitta foi habilidosa ao se agarrar nas oportunidades e não frear nem descansar em nenhum momento. Em menos de um ano, Anitta se agarrou em artistas já consolidados e fez seu nome criando uma carreira internacional, e tudo graças ao seu timing perfeito. Uma parceira levou a outra, que chamou a atenção de outro cantor, que chamou atenção daquele produtor, e assim vai… Se ela e sua equipe não estivessem atentos nem dispostos a seguir uma sequência de forma firme, nada disso teria acontecido.

E o que isso tudo tem a ver com seu negócio?

• Tem a ver quando você percebe como Anitta conseguiu atingir diferentes públicos, assim como você deve ser com uma gama melhor de produtos ou diferentes formas de linguagem para vendas;

• Ou o quanto ela se dedicou com novas estratégias audiovisuais para lançar seus clipes se apoiando em várias mídias, principalmente nas redes sociais, mostrando o quanto você deve estar atento às tendências e seduzir cada vez mais seus clientes;

• Ou o quanto ela ganha o mundo com seu carisma e simpatia, com seu lado “amiga” com os públicos, mostrando o poder de um bom relacionamento entre marca e clientes;

• E também o quanto ela entende de timing, tomando medidas certas, nos momentos mais adequados e oportunos, mostrando tudo o que se deve ter com uma marca no dia a dia da empresa, ficando sempre atento às novidades, parcerias, lançamentos, etc.

E aí, na sua opinião, foi apenas sorte, um rostinho bonito ou a Anitta entende mesmo de estratégias de negócio?