Hoje falaremos sobre algumas lições que podemos aprender com o best-seller mundial Game of Thrones. Lições essas que podemos extrair tanto do contexto da história quanto das ações de marketing e publicidade que tornaram a série o fenômeno que é atualmente. Segue na leitura e cuidado com alguns spoilers se nunca assistiu ainda e pretende.

* Originalidade e Criatividade *

A série “Game of Thrones”, adaptação da HBO das obras escritas por George R. R. Tolken, já tem uma história repleta de criatividade por si só, e, além disso, toda a promoção, divulgação e viralização do mundo que a envolve é ainda mais. Confira a seguir alguns exemplos de marketing que viraram cases especiais para a produtora HBO e outros envolvidos.

Divulgação destaque da HBO

A “mãe” de Game of Thornes, HBO, ousou ao divulgar da forma simples e inovadora uma das temporadas da série utilizando apenas a sombra de um dragão, em peças impressas e em seu edifício sede em Nova Iorque. Fez muito sucesso e se tornou forte inspiração de marketing diferente.

Texto criativo do Syfy

O canal Syfy também fez sua divulgação num jornal de Portugal, com uma abordagem que naturalizou o anúncio em meio às notícias, parecendo apenas um alerta de mudança climática. E olha… Funcionou tão bem que até uma jornalista foi convencida da seriedade da “notícia” e leu ao vivo na TV. E claro que isso virou motivo de piada na internet. Apenas publicidade certa numa hora inconveniente, amigos. Ficou muito bom!

* Redes Sociais e Memes *

Como todo bom conteúdo que viraliza na internet, com Game of Thrones não é diferente. A série sabe muito bem como participar de interações e engajamento nas redes sociais, seja em forma de anúncios ou da forma mais natural possível com criação de conteúdo pelos próprios internautas fãs. Confira alguns pontos que foram muito bem trabalhados pra posicionar a série de maneira forte nas redes sociais:

Termo GOT

“GOT” é uma das siglas mais usadas e pesquisadas atualmente nas redes sociais e ferramentas de busca. Criou-se naturalmente, como se fosse um apelido de pura intimidade com a marca. As pessoas criaram apego pela série de verdade.

Hashtags fortes

Além das básicas e óbvias como #GameOfThrones, #JonSnow, #DaenerysTargaryen, que naturalmente viralizam a série, dentre outros nomes e referências desse universo, vale destacar o termo brasileiro criado para os domingos em que são lançados novos episódios na HBO: É o #DominGOT.

Memes, memes, memes

Já falamos anteriormente sobre a importância que certos memes possuem no mundo digital, relembre aqui , e com GOT não foi diferente também. Confira alguns dos últimos que tão rodando pela web relacionados à estreia da 7ª temporada:

View this post on Instagram

Omg ???? –

A post shared by Game Of Thrones Insider (@gotinsider) on

View this post on Instagram

Poor Sam ???????? –

A post shared by Game Of Thrones Insider (@gotinsider) on

View this post on Instagram

Who did this?? ???? –

A post shared by Game Of Thrones Insider (@gotinsider) on

 

* Contexto da série x Lições de Marketing *

Indo além da divulgação, vamos agora falar de lições que podemos aprender a partir das histórias, contextos entre os personagens e toda a trama que Game of Thrones envolve em seu incrível roteiro.

Liderança e parcerias

Assim como na série, todos nós precisamos de aliados. Boas parcerias e alianças certas levam qualquer um ainda mais longe, como vemos a cada episódio que se passa Daenerys Targaryen e outros personagens avançar em suas parcerias e conquistas, ganhando força e poder. E com o seu negócio, é assim também: Crie um networking de qualidade, tenha parcerias corretas, uma agência de confiança como braço direito, um exército interno forte e crie o melhor relacionamento possível com seus clientes.

Estar antenado

Em Game of Thrones, as notícias correm rápido. Em torno dos 7 reinos, as pessoas sabem e falam de tudo: Quem morreu, quem lidera agora, quem está vindo, etc. E com seu negócio, é assim também; as pessoas vão falar de você, então faça um bom trabalho de branding e posicionamento de marca para o ambiente estar sempre propenso ao seu domínio, não para seu “inimigo”. E estar antenado às novidades e tendências do seu mercado te deixam a frente de qualquer batalha.

Orçamento correto

Se você for fã, já sabe que “Um Lannister sempre paga suas dívidas”, portanto a lição é ter controle de gastos sobre seus investimentos, mas não ter medo nenhum de investir, afinal o dinheiro quando bem usado traz o poder! Poder no contexto na série, liderança de mercado no seu. Então tenha uma equipe de confiança ao seu lado para planejamento e melhor remanejamento do seu orçamento disponível no momento.

E aí, curtiu esse texto? Foi divertido fazer, pois aqui na agência várias pessoas são fãs da série. Compartilha com a gente aqui nos comentários alguma lição extra que você aprendeu com GOT que não viu aqui. Vamos adorar.