O minimalismo é o resultado de um movimento que começou no pós-guerra na escola alemã de artes. O movimento foi de encontro ao expressionismo abstrato que naquele período fazia bastante sucesso e teve como maior inspiração a escola Bauhaus. Como a maioria das escolas artísticas, anos depois, foi apropriado pelo design e, hoje em dia, tem grande notoriedade no web design.

O que é o minimalismo?

O minimalismo, como o próprio nome diz, é a arte de excluir os elementos desnecessários; é pensar a arte de uma maneira simplista e “enxuta”. Um pensamento que resume esta maneira de criar é a célebre frase “Menos é mais”, dita pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, que seguia esta escola artística. Se pensarmos no minimalismo voltado para o design, o livro The Elements of Style, escrito por Strunk and White, cunhou a frase “Omita palavras desnecessárias” e, quando adaptado a esta filosofia, se tornou “Omita coisas desnecessárias”. Sendo assim, para seguir a linha minimalista, não inclua elementos que possam ser excluídos.

O minimalismo e o design

Com o passar do tempo, o design virou uma matéria obrigatória para as grandes corporações. De fato, tudo aquilo que nós consumimos vem daquilo que enxergamos, isto é, compramos com os olhos, e a frase “Não julgue o livro pela a capa” vai por água abaixo.

Uma série criada pela Netflix, The Abstract, fala exatamente da evolução criativa que se deu nesta área e a importância da arte para o desenvolvimento do design. Confira abaixo o teaser da série, lançada em fevereiro de 2017.

Atualmente, várias empresas adotam o minimalismo como forma de desenhar seus objetos. Um exemplo clássico é a Apple e seus dispositivos, em que todos eles são criados a partir do pensamento “Menos é mais”. O iPhone 3g – um dos primeiros – quando lançado, era algo totalmente diferente dos demais smartphones pela sua capacidade de usabilidade e simplicidade – um celular com apenas um botão. E isto é uma característica de um design minimalista: funcionalidade atrelada a um layout simples.

iPhone 3g

O minimalismo e o web design

O advento da internet foi algo transformador para todas as áreas de trabalho, desde o relacionamento entre empresa e cliente à maneira de proliferação das coisas – seja arte, informação ou fenômenos sociais. Por ser demasiadamente visual, mais cedo ou mais tarde, o design seria um instrumento transformador para esse meio.

Em seu início, a velocidade da internet era bem lenta, logo os responsáveis por confeccionar as páginas da web eram praticamente “obrigados” a serem “minimalistas”. Com a chegada da banda larga e o desenvolvimento do meio, isto foi deixando de ser obrigatório e as plataformas foram perdendo essa característica.

Hoje em dia, com a internet cada vez mais voltada para o uso em aparelhos móveis, percebe-se que a tendência minimalista volta à tona. O usuário está ficando exigente por praticidade, e uma página com informações pontuais e navegação mais fluída é algo determinante para o internauta.

Logo, é exatamente neste ponto que entra a importância do design minimalista, pois, para que uma página carregue de maneira mais rápida e que sua navegação seja a mais ininterrupta, se faz necessário o uso deste artifício artístico.

O minimalismo e você

Você, internauta, na maioria das vezes, vai escolher um site ou um blog com características minimalistas, muitas vezes sem saber como esse estilo se manifesta. Um exemplo clássico é o Google, no qual sua logo e seu site põem em prática estes conceitos.

Google interface - android

Para os web designers, o grande exercício que deve ser feito é se pôr no lugar de consumidor de conteúdo, objetivando praticidade na navegação. No momento da criação, é importante saber que cada detalhe é significante, mantendo somente o necessário. É pensar em qual sentimento deve ser passado ao visitante daquela página e, logo depois, decidir de que maneira isto pode ser passado por meio dos detalhes, o que representa o minimalismo. Desta forma, você conseguirá agradar seus visitantes, pois obterá um blog ou site com caráter mais responsivo.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu like e confira mais dos nossos artigos! ;)