Atrativa, original, colorida, inovadora… Classificar em adjetivos como pode ser feita uma embalagem de sucesso para seu produto muitas vezes não diz nada. Portanto, preparamos um texto relevante pra você, com dicas de sucesso para pensar com carinho, foco e visão de marketing antes e durante a criação da primeira ou próxima repaginada embalagem do seu produto.

Dicas para uma embalagem de sucesso

1 Escolhas e sentido das cores

Encher os olhos do seu cliente é o que interessa! E para isso, saber usar cores e outros elementos corretamente de acordo com seus significados e sensações que proporcionam é primordial. Exemplo: Azul e verde na embalagem de um refrigerante proporcionam refrescância; amarelo e vermelho juntos indicam uma comida saborosa, causam fome e também podem indicar energia, empolgação e força; cores em tons pasteis remetem à infantilidade, inocência e delicadeza; já o preto traz ideia de luxo, mas também mistério e seriedade; e assim vai. Pense bem quanto às cores para sua embalagem, pois a escolha errada pode gerar efeitos contrários no seu cliente. Cores importam muito mais do que beleza em um layout!

2 Elementos textuais

Uma embalagem desorganizada só bagunça a cabeça do seu cliente, assim como informações confusas, principalmente exagero ou falta delas, não prende a atenção de ninguém. Portanto um layout com informações básicas, claras, objetivas, imagens adequadas, com posições e tamanhos favorecendo o layout é essencial. Exemplo: Um título grande não pode competir com uma imagem ou ícone ainda maior, assim como um subtítulo não pode entrar em conflito com algum selo, dentre outros exemplos. Organização textual é muito importante para seu cliente ter um fluxo de leitura de informações, absorver as ideias e ter o interesse em experimentar.

3 Imagens: Fotos ou ilustrações

Quanto ao uso de imagens, você pode realizar testes a respeito de serem fotos ou ilustrações. Há detalhes que, de acordo com o conceito do seu produto e do seu público, são melhores vendidos com uma ilustração, já outros representam melhor um momento de uso do produto através de uma foto com simulação. Esse pode ser um estudo de experiências de embalagens feito em longo prazo.

4 Associações visuais

Slogan, frase, título, selo, ícone, personagem, imagem associativa… Qualquer um desses itens será fundamental para seu cliente fixar visualmente seu produto. Escolha bem seus elementos visuais, partindo pra inovação sem sair da linguagem universal do produto. Exemplo disso é usar um ursinho num layout “fofo” para produtos de lavagem de roupas, ou imagens de super heróis e desenhos animados em biscoitos e cereais de caixa. São clichês e elementos neutros normalmente usados que você pode melhorar com a originalidade da sua ideia sempre.

5 Tipo de embalagem física

A produção gráfica da sua embalagem também pode ser inovadora ou clássica, vai depender do seu produto. Para isso, dois itens devem ser levados em conta: primeiramente, a funcionalidade da sua embalagem, indo desde facilidade ao abrir ao modo de ficar em pé, afinal de que adianta algo bem bonito que seja ineficaz ao conceito do produto; e a outra coisa é se destacar em meio ao comum, podendo inovar desde texturas a formatos diferenciais, não apenas falando do layout de criação, e sim o design físico como um todo. Com certeza você curte quando vê no supermercado aquela embalagem diferente, né? Seus clientes também.

* E por último, não menos essencial: Planejamento!

Essas dicas que demos acima são básicas e generalistas, mas que você pode adaptar ao seu negócio da melhor forma. Para isso, conte com profissionais capacitados para selecionar as informações essenciais que devem entrar no seu produto e toda sua organização na embalagem, dentre eles se incluem redator, designer gráfico, produtor gráfico, ilustrador e outros da área de publicidade e marketing. E em uma agência completa, você encontra esses, além de muitas ideias boas para um planejamento eficaz e criativo para a embalagem do seu produto, né?